Prevenção de desastres: entrega de estudos para as defesas civis municipais de São Paulo contribui para aprimorar ações

Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Prevenção de desastres: entrega de estudos para as defesas civis municipais de São Paulo contribui para aprimorar ações

Na quarta-feira (10), foram apresentados os mapas de áreas de risco e cartas de suscetibilidade elaboradas para 12 municípios

 Pesquisador Gabriel Facuri durante evento promovido pela Defesa Civil de São Paulo (Foto: Ricardo de Almeida/SGB)
As defesas civis estadual e de municípios paulistas têm à disposição estudos que contribuem para fortalecer as ações de prevenção a desastres. O Serviço Geológico do Brasil (SGB) fez a entrega de mapas de áreas de risco e de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundações, elaboradas para doze cidades, em 2023 e 2024. Os produtos foram apresentados durante curso de capacitação promovido pela Defesa Civil de São Paulo, em Araraquara.

O pesquisador em geociências Gabriel G. Facuri representou o SGB no evento, realizado na quarta-feira (10). Na ocasião, mostrou como os estudos podem ser aplicados no dia a dia dos profissionais. “Nós explicamos como nossos produtos são feitos e também como podem ser utilizados pelos municípios para melhorar o planejamento do seu crescimento, de modo a melhorar a vida da população. Esse é um movimento para que os instrumentos sejam úteis e saiam das gavetas de prefeitos e secretários e entrem na vida das pessoas."

Durante evento, foram apresentados produtos elaborados para 12 municípios paulistas (Foto: Ricardo de Almeida/SGB)
As Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações, apresentadas no evento, contemplam os municípios de:
- Porangaba;
- Quadra;
- Tapiratiba; e
- Franca.

Já os mapas de áreas de risco geológico atendem as cidades de:

- Americana;
- Américo Brasiliense;
- Araraquara;
- Nova Odessa;
- Ribeirão Bonito;
- Santa Lúcia;
- São Manuel; e
- São Roque;


No Estado de São Paulo, o SGB já entregou 126 Cartografias de Áreas de Risco e 137 Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundação.

Entenda mais

O que são Cartografias de Áreas de Risco?

Esse estudo indica áreas com risco de passar por danos em casos de eventos extremos, como chuvas fortes. O objetivo é dar suporte aos municípios e estados que não possuem capacidade técnica para realização desse trabalho. Por meio de mapeamento na cidade, pesquisadores indicam onde estão as casas vulneráveis a processos geo-hidrológicos, como: inundações, erosões, deslizamentos e queda de blocos.

As informações são essenciais para ações de monitoramento e alerta de desastres, além de apoiar a definição de critérios para obras de prevenção e resposta a desastres. É, portanto, um importante instrumento para reduzir vulnerabilidades sociais e impulsionar o desenvolvimento regional.

O que são Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações?

Esse é um documento que indica a possibilidade de deslizamentos, corridas de massa, inundações e enxurradas em toda a extensão dos municípios, inclusive áreas em que não há edificações com a presença de pessoas.
O objetivo é apoiar as prefeituras em ações de planejamento e gestão territorial, pois permite identificar áreas com maior suscetibilidade a processos geo-hidrológicos. Com as informações, gestores podem adotar medidas para reduzir impactos que podem ser provocados ou até mesmo evitar a ocupação dessas localidades.


Leia mais notícias do Serviço Geológico do Brasil:

>>Serviço Geológico do Brasil abre consulta pública para setor mineral opinar sobre mapeamento geológico básico

>>Parceria estratégica tornará mais eficiente a prevenção de desastres no Rio Grande do Sul

>>Pantanal: apesar de previsões de chuvas, cenário na Bacia do Rio Paraguai ainda é crítico
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir