Ouvidoria

Entre em contato com a Ouvidoria caso deseje enviar reclamação, denúncia, sugestão ou elogio sobre o Serviço Geológico do Brasil - CPRM.

A Ouvidoria da CPRM é o canal de comunicação que tem como função acolher e processar reclamações, denúncias, sugestões e elogios dos mais diversos públicos da CPRM. É um importante instrumento de controle social dentro da estrutura organizacional e uma valiosa ferramenta de gestão.


Pesquisa de Satisfação
A Ouvidoria da CPRM está desenvolvendo uma pesquisa de satisfação sobre os serviços e produtos oferecidos pela empresa. Conhece os nossos serviços? Já utilizou? Não conhece? Responda para a gente! Sua colaboração é muito importante para a melhoria dos nossos processos. Assim podemos atendê-lo de forma cada vez mais eficiente. Clique na imagem abaixo para responder:


Formas de Contato
A Ouvidoria garante total sigilo de sua identidade, assim como confidencialidade de qualquer assunto que for conosco tratado.
  • (Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal)


  • Pessoalmente ou por carta:
    Avenida Pasteur, 404
    4º andar – Sala 1414
    Urca – Rio de Janeiro /RJ.
    CEP.: 22290-255
  • Por telefone:(21) 2541-6344
  • Por e-mail: ouvidoria@cprm.gov.br


Nossos Princípios
Conheça os princípios nos quais a Ouvidoria baseia suas atividades.
  • Ética - A Ouvidoria da CPRM entende a postura ética como único caminho para sua legitimação enquanto instância efetiva de comunicação entre a sociedade e a CPRM, promovendo uma relação dialógica franca, facilitando a participação social nos processos corporativos e contribuindo para maior transparência das ações institucionais.
  • Autonomia - A Ouvidoria da CPRM possui autonomia de ação e, desta forma, planeja e desenvolve suas atividades de maneira independente e sem ingerências.
  • Transparência - Ao propor uma comunicação franca e de fato dialógica, a Ouvidoria da CPRM se compromete com a verdade e com a abertura da instituição para a sociedade.
  • Impessoalidade - O trabalho da Ouvidoria tem como finalidade o interesse público e, desta forma, não diferencia as pessoas, dando a todos o mesmo tratamento e direcionando a resolução das demandas de forma sempre imparcial.
  • Confidencialidade - É nosso compromisso garantir ao cidadão que nos procura confidencialidade do assunto trazido ao nosso conhecimento, assim como total sigilo da identidade do manifestante.


Sobre a Ouvidoria
Veja abaixo as dúvidas mais frequentes.

Para que serve a Ouvidoria?
A Ouvidoria do Serviço Geológico do Brasil busca promover a satisfação do usuário, a partir da abertura da empresa para uma comunicação direta e dinâmica com vistas ao acolhimento responsável de reclamações, denúncias e sugestões. Consequentemente, contribui para o aperfeiçoamento constante dos processos, produtos e serviços da Companhia, percebendo nas críticas valiosas oportunidades de melhoria.

Qual o papel da Ouvidora?
A Ouvidora atende ao cidadão, procurando analisar e entender suas reclamações e sugestões, a fim de satisfazer as suas expectativas. Busca proteger os direitos individuais, agindo dentro da instituição a partir do contato direto com sua cúpula na busca de soluções para os casos concretos que se reflitam em melhorias no processo empresarial, evitando a repetição de erros.

Como funciona o trabalho da Ouvidoria?
Todas as manifestações recebidas são devidamente protocoladas e passam a constar em nossos arquivos sob um número específico, que é fornecido ao manifestante logo num primeiro momento. Cada manifestação é, então, analisada pela Ouvidora que, a partir daí, articula-se com as áreas internas pertinentes, cobrando soluções e buscando uma resposta que julgue ser satisfatória para o cidadão que nos procurou, no menor tempo possível. A Ouvidoria busca promover não apenas a satisfação da pessoa que trouxe a manifestação, mas melhoria nos processos internos da empresa, o que se reflete em satisfação para todos os usuários do serviço público.

Quem pode entrar em contato com a Ouvidoria?
Qualquer pessoa que tenha interesse pode manifestar-se junto à Ouvidoria do Serviço Geológico do Brasil. Recomendamos apenas que o interessado busque antes atendimento junto aos canais primeiros de comunicação que a CPRM dispõe.

Posso entrar em contato com a Ouvidoria sem me identificar?
Denúncias anônimas serão apuradas desde que contenham dados e informações suficientes que permitam uma adequada investigação.


Equipe da Ouvidoria

  • Cinara Santos - Ouvidora

    Com formação na área de Comunicação Social, Jornalismo, pela PUC-RS, pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela UVA/RJ, Cinara Santos atua na área de jornalismo e comunicação empresarial há 19 anos. Ingressou no Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em 2003 como jornalista, onde trabalhou por seis anos como coordenadora da Assessoria de Comunicação Social, atuando junto à imprensa nacional e especializada do setor. Iniciou sua carreira em Porto Alegre na produção e reportagem das rádios Bandeirantes e Gaúcha e foi subeditora do jornal OSUL. Acumula experiência de 20 anos em serviço público em órgãos de prestação de serviço direto à população, como a Companhia Carris, uma empresa de transporte coletivo de Porto Alegre, e a Companhia Riograndense de Água e Esgoto (Corsan). Em ambas implementou e consolidou veículos de comunicação com públicos externo e interno e desenvolveu política de comunicação com a imprensa. No terceiro setor, foi consultora de uma organização não governamental americana da área de Saúde da Mulher (IPAS) onde acompanhou a implementação de campanhas de mídia no Brasil sobre violência contra mulher e criança, e iniciou política de parceria da ONG com órgãos da imprensa nacional. Por três anos coordenou o programa Pró-equidade de Gênero e Raça na CPRM, e está atualmente nomeada como Autoridade Responsável da Lei de Acesso à Informação.
    E-mail: cinara.santos@cprm.gov.br


  • Júlio Fernandes Lima – Analista em Geociências

    Júlio Fernandes Lima tem formação na área de Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela UERJ. Também é formado em Letras, com licenciatura em Inglês pela Universidade Estácio de Sá, e tem pós-graduação lato-sensu em Tradução de Inglês pela Faculdade Gama Filho. Ingressou no Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em 2010 como relações-públicas. Já trabalhou em diversas instituições públicas, como Petrobrás, Telerj e Prefeituras de Queimados e Mesquita.
    E-mail: julio.lima@cprm.gov.br


  • Secretária

    Mylena Guimarães Firmino Torres - E-mail: mylena.firmino@cprm.gov.br


  • Estagiárias

    Giovanna Thomas Saramago Soares - E-mail: giovanna.soares@cprm.gov.br
    Maria Beatriz de Araújo Prieto Gonçalves - E-mail: maria.prieto@cprm.gov.br



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