Geodinâmica

A Geodinâmica é a ciência que investiga a dinâmica da Terra buscando entender todos os processos geológicos envolvidos na sua transformação ao longo do tempo geológico e na geração de recursos naturais como minério, óleo e gás.

O Brasil é um país de dimensões continentais e nele são encontrados diversos tipos de terrenos que podem ser classificados com crátons, rifts, orógeneos, bacias, e outros.

A identificação e caracterização destes terrenos e seus subtipos, além do entendimento dos seus processos geradores, exigem que as áreas sejam estudadas através de diversas técnicas de forma interdisciplinar. Dentre as várias técnicas analíticas que podem ser utilizadas, destacam-se os estudos geofísicos, petrológicos, isotópicos e de química mineral.

A Divisão de Geodinâmica – DIGEOD tem como atribuição contribuir no entendimento da evolução geotectônica brasileira nas áreas dos diversos projetos do SGB. Neste sentido ela vem trabalhando na viabilização, execução e interpretação de análises isotópicas e de química mineral. Para isso, a DIGEOD utiliza equipamentos analíticos modernos do parque laboratorial do SGB, como o Laser associado ao espectrômetro de massas (LA-ICP-MS) e os Microscópios Eletrônicos de Varredura (MEV) que fornecem dados de química mineral e imagens de alta resolução.

Atualmente a divisão possui em sua responsabilidade o sistema de laser acoplado a um espectrômetro de massa do tipo quadrupolo, instalado nas dependências do LAMIN-ERJ. Este sistema visa quantificação de elementos traços em minerais em escala micrométrica. Outro equipamento que também é gerido pela DIGEOD é o MEV instalado na Universidade de Brasília (UnB) em projeto de colaboração científica. Para cobrir as demais demandas são realizadas parcerias externas e internas com laboratórios habilitados, principalmente em instituições de pesquisa.

Projetos

• Potencial diamantífero ao longo do Lineamento Azimute 125° através do mapeamento do Manto Sub-Litosférico Continental (MSLC) - Área Alto Paranaíba;
  • Estudo do Manto Litosférico Subcontinental (MLSC) do Lineamento Azimute 125° através de Geofísica Profunda e Caracterização Petrográfica e Mineralógica de Xenólitos Mantélicos.

Produtos