SUREG/PA - Mapa Hidrogeológico do Rio Grande do Sul - Escala 1:750.000

SUREG/PA - Mapa Hidrogeológico do Rio Grande do Sul - Escala 1:750.000

Nos últimos anos o Estado do Rio Grande do Sul vem enfrentando problemas envolvendo os seus recursos hídricos, entre eles a contaminação dos mananciais superficiais e as frequentes estiagens. Com isso, intensificou-se a busca das águas subterrâneas. Em função dessa situação, os governos federal e estadual estão promovendo, entre outras medidas emergenciais, programas de perfuração de poços visando a aumentar a oferta de água para a população. No entanto, essas iniciativas esbarravam no desconhecimento da hidrogeologia do estado.
 Mapa Hidrogeológico do Rio Grande do Sul
Diante desse quadro, o Serviço Geológico do Brasil - CPRM e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente - SEMA/RS, assinaram convênio e executaram um projeto, iniciado em setembro de 2003, para elaboração do Mapa Hidrogeológico do Rio Grande do Sul, na escala 1:750.000.

Um dos objetivos do convênio é fornecer informação e conhecimento como subsídio ao gerenciamento de recursos hídricos, em nível de macroplanejamento, permitindo avaliar de modo regional a potencialidade dos aquíferos, suas condições de recarga e os aspectos de qualidade das águas subterrâneas de acordo com as características gerais dos aquíferos localizados no Estado do Rio Grande do Sul.

O relatório técnico aborda os aspectos metodológicos empregados e os resultados finais obtidos durante o desenvolvimento do trabalho de cadastramento de poços tubulares e da cartografia hidrogeológica na escala 1:750.000 (arquivo com 11,3 MB); enquanto o Mapa Hidrogeológico, plotado na escala 1:750.000, é disponibilizado em formato PDF (cerca de 16,9 MB).

Os dados cadastrados de 7.692 poços tubulares estão disponíveis na base do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas - SIAGAS. O inventário é completo, incluindo dados de localização, vazão, níveis de bombeamento, análises químicas, descrição litológica e perfil construtivo.

  • Imprimir