Sustentabilidade

O Programa CPRM Sustentável objetiva conscientizar os seus colaboradores de que há uma necessidade de se fomentar a busca por alternativas que se baseiem nos princípios da sustentabilidade, os quais são pautados no desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender às demandas das futuras gerações.

Tais princípios, além de integrarem a missão da CPRM - "Gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico necessário para o desenvolvimento sustentável do Brasil" -, são necessários à promoção do bem-estar da sociedade como um todo.

Uma das características inerentes à equipe de sustentabilidade no âmbito empresarial é a conjugação da multidisciplinaridade com a transversalidade, visto que a questão ambiental demanda esse perfil para que a gestão se estabeleça de forma eficiente. Sendo assim, a relação com a equipe da Comissão de Sustentabilidade da CPRM é pautada na troca de conhecimentos/experiências, mantendo um diálogo constante para a sua permanente evolução.

Metas Institucionais

  • Diminuição de ações ambientalmente impactantes
  • Redução de gastos
  • Conscientização dos colaboradores
  • Promoção de ações de educação continuada na área de sustentabilidade
  • Mudanças de atitudes geradas pelo 5R’s
  • Maior inclusão social
  • Aumento da qualidade de vida
  • Ecomarketing

Projetos e Ações

O programa é constituído por diversos projetos que proporcionam a sustentabilidade nas áreas social, econômica e ambiental, buscando o seu fortalecimento na esfera institucional, dando continuidade às ações existentes, criando novas demandas, estreitando as relações com as unidades regionais e ampliando as parcerias externas.

Membros da Comissão

A Comissão de Sustentabilidade/Coleta Seletiva da CPRM é vinculada à Diretoria de Administração e Finanças – DAF.

Coordenadora Nacional de Sustentabilidade/Coleta Seletiva Solidária: Ana Paula Braga Petito
E-mail: ana.petito@cprm.gov.br
Currículo: Bacharel e licenciada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - UFF, com pós-graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Cândido Mendes – UCAM, além de possuir o grau de MBE (Master in Business Economics) Economia e Gestão da Sustentabilidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Experiência na área de educação e ciências ambientais em instituições públicas e privadas. Ingressou no Serviço Geológico do Brasil - CPRM em 2009, desde 2012 é membro da Comissão Nacional de Sustentabilidade, assumindo a sua coordenação em 2015. Através do Programa CPRM Sustentável, coordena projetos nacionais de Sustentabilidade que seguem as orientações das políticas públicas na área ambiental. Em 2017, assumiu também a coordenação da Comissão Gestora da Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P, com vista à promoção da responsabilidade socioambiental e inserção dos critérios de sustentabilidade nas atividades da CPRM/SGB, permitindo a redução de impactos negativos, contribuindo para a economia de recursos públicos e beneficiando o meio ambiente. No ano de 2018, ingressou como membro do Grupo de Trabalho com a finalidade de acompanhar a participação da CPRM/SGB nas atividades relacionadas aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável – ODS da Agenda 203 da Organização das Nações Unidas – ONU.

Conheça a Relação de Membros por Unidade Regional.

Contato e Informações

E-mail: sustentabilidade@cprm.gov.br