Tecnologia que utiliza dados do Serviço Geológico do Brasil já beneficiou, em um ano, mais de 9 milhões de pessoas com alertas de inundações ribeirinhas

Segunda-feira, 04 de dezembro de 2023

Tecnologia que utiliza dados do Serviço Geológico do Brasil já beneficiou, em um ano, mais de 9 milhões de pessoas com alertas de inundações ribeirinhas

Em parceria com o SGB, o Google já emitiu mais de 250 alertas para mais de 60 localidades no país nas ferramentas de busca e mapas.

Com o período de chuvas se aproximando, o objetivo é expandir a cobertura para mais 40 localidades até o fim do ano.




Em um ano, a parceria entre o Serviço Geológico do Brasil (SGB) e o Google, para envio de informações sobre inundações ribeirinhas, já beneficiou mais de 9 milhões de pessoas. Por meio do Sistema de Alerta de Previsão de Inundações, desenvolvido pelo Google e lançado em novembro de 2022, já foram enviadas mais de 2 milhões de notificações de celular com as previsões, em tempo real, sobre o nível das águas dos rios em mais de 60 localidades. O balanço foi divulgado na quarta-feira (22), durante o evento Sustentabilidade com o Google.

De acordo com as informações, até novembro de 2023, a plataforma disponibilizou mais de 400 alertas nas ferramentas Busca e Mapas. A tecnologia combina técnicas de Inteligência Artificial (IA) com os dados de previsões e alertas de inundações, parte deles gerados a partir da operação de Sistemas de Alerta Hidrológico (SAH) do SGB, que emite previsões dos níveis dos rios, para alertar a população sobre enchentes.

Esses dados que o SGB compartilha com o Google já são disponibilizados para a população, há mais de 30 anos, por meio do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE), que fornece as informações sobre o monitoramento realizado em 17 bacias hidrográficas. Segundo o coordenador-executivo do SAH, Artur Matos, que acompanhou o evento do Google, a parceria é fundamental para “aumentar a disseminação e a velocidade da informação disponibilizada aos usuários”.

(Foto: SGB)

Para ajudar no período de chuvas, o Google está trabalhando em parceria com o SGB para expandir a cobertura para mais 40 localidades até o final do ano. Os usuários que recebem os alertas de inundações são aqueles que ativaram as notificações no celular com sistema Android e estão perto de uma área inundada ou com risco de inundação.

Sistemas de Alerta Hidrológico

O SGB opera 17 Sistemas de Alerta Hidrológico (SAH), que geram previsões sobre os níveis dos rios e possibilitam antecipar cenários para prevenir ou reduzir o impacto de inundações ou secas. São mais de 8,7 milhões de pessoas beneficiadas, em 84 municípios atendidos, nos estados de Alagoas, Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir