Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Doce, em Minas Gerais e Espírito Santo, inicia emissão de boletins de alerta

Sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Doce, em Minas Gerais e Espírito Santo, inicia emissão de boletins de alerta

Previsões do nível do rio contemplam 3 municípios capixabas e 12 mineiros

Rio Doce em Governador Valadares entrou na cota de alerta
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) iniciou, na quinta-feira (25), a emissão de boletins de alerta do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Doce (SAH Doce), que contemplam 15 municípios do Espírito Santo e de Minas Gerais. Devido ao grande volume de chuvas observado na região, o nível do rio, em algumas estações, subiu e entrou na “Cota de Alerta”, o que representa possibilidade elevada de ocorrência de inundação.

O cenário disparou a emissão de boletins de alerta hidrológico que geram informações para as cidades de: Baixo Guandu, Colatina e Linhares, no Espírito Santo; e Açucena, Conselheiro Pena, Coronel Fabriciano, Galiléia, Governador Valadares, Ipatinga, Nova Era, Ponte Nova, Resplendor, Timóteo e Tumiritinga, em Minas Gerais.

Anualmente, o SAH Doce entra em operação no período chuvoso, que se inicia em meados de novembro. Quando o risco de inundação é baixo (abaixo da “cota de alerta”), é enviado diariamente um boletim de monitoramento, informando os níveis atuais dos rios. Quando atinge a “cota de alerta”, o SGB passa a emitir boletins de alerta que apresentam previsões de níveis dos rios para as próximas horas.

Com o instrumento, o SGB informa sobre os níveis que o rio deve atingir nos municípios e possibilita a antecipação de cenários nas cidades localizadas nas bacias. Desse modo, o SGB auxilia defesas civis e órgãos municipais nas atividades de prevenção e apoio às populações afetadas por inundações.

Clique aqui para acompanhar os boletins disponíveis no Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE).

Entenda as cotas
Por meio das chamadas “Cotas de Referência”, o SGB informa sobre os impactos associados aos níveis dos rios.

Cota de Atenção: possibilidade moderada de ocorrência de inundação;
Cota de Alerta: possibilidade elevada de ocorrência de inundação;
Cota de Inundação: primeiros danos podem ser observados no município;
Cota de Inundação Severa: danos severos ao município.


Bacia do Rio Doce

Desde 1997, o SGB opera o Sistema de Alerta da Bacia do Rio Doce em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Os boletins de alerta e monitoramento começaram a ser disponibilizados na plataforma do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE) em 2015.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir