Quarta-feira, 05 de dezembro de 2018

Serviço Geológico e Embrapa preparam acordo de cooperação

Os presidentes do Serviço Geológico e da Embrapa e o assessor Paulo Romano durante reunião em Brasília A elaboração de um acordo de cooperação amplo entre o Serviço Geológico do Brasil e a Embrapa foi tema de reunião entre os presidentes das duas instituições na quarta-feira (28/11). O acordo abre espaço para que os pesquisadores das duas empresas proponham projetos conjuntos em diversas áreas.

Durante o encontro, os dois presidentes indicaram como prioritários temas que se relacionam à ampliação do conhecimento na área da bioeconomia, integrando a capacidade técnico-científica das duas instituições em questões relacionadas a uso de recursos hídricos e minerais para a agricultura.

Entre os projetos já desenvolvidos pelas duas empresas está o Zoneamento Agrogeológico do Brasil, apresentado durante seminário sobre remineralizadores de solos realizado na sede do Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília, no início de dezembro.

O presidente do SGB/CPRM, Esteves Pedro Colnago, afirmou que os estudos sobre agrominerais das duas instituições colocam o Brasil na liderança de um movimento de melhora de eficiência e sustentabilidade da agricultura tropical que pode ser estendido a outros países. Além disso, contribui para o fomento da mineração de pequeno porte e para a redução de rejeitos nessa atividade.

O presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, também destacou os aspectos econômicos e de sustentabilidade relacionados ao tema da remineralização e afirmou que trabalhos científicos como o zoneamento contribuem para desmistificar e divulgar essa linha de estudo.

Também participaram do encontro Paulo Romano, assessor da presidência do SGB/CPRM, e Sebastião Pedro da Silva Neto, da Embrapa Cerrados.

Eduardo Cucolo
Assessor da Presidência
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
Setor Bancário Norte - Quadra 02, 5º andar, Sala 502/D
Edifício Central Brasília
Brasília - DF - CEP: 70040-904
Fone: (61) 98167-7015 / (61) 2108-8480

  • Imprimir

© Copyright CPRM 2016-2018. Todos os direitos reservados.