Serviço Geológico do Brasil participa de missão para Belarus

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Serviço Geológico do Brasil participa de missão para Belarus

Iniciativa liderada pelo Ministério das Relações Exteriores visa aprofundar o conhecimento e promover a troca de informações, com visita à mina da Belaruskali


Maísa durante visita à Mina Starobin 1

Entre os dias 19 e 21 de fevereiro, a chefe do Departamento de Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Maisa Abram, esteve em Belarus, país localizado no Leste Europeu, em uma missão oficial liderada pelo Ministro Flavio Célio Goldman, Departamento Europa, do Ministério das Relações Exteriores.

Essa visita representa um esforço bilateral para aprofundamento das relações entre estes países, especialmente no que diz respeito às ricas reservas de potássio presentes em seu subsolo, um recurso mineral fundamental para a produção de fertilizantes, essencial para a agroindústria brasileira.

O papel primordial do SGB nesta delegação foi oferecer suporte técnico ao Ministério das Relações Exteriores em potenciais questões relacionadas ao potássio e outros bens minerais, em reuniões na cidade de Minsk. Além disso, a missão visa estreitar o conhecimento e promover a troca de informações, destacando-se a visita programada à mina de Starobin em Soligorsk, considerando que o potássio seja um dos mais relevantes pontos de interesse no contexto da missão.


Operadores da mina na parte de processamento

Para Maísa essa viagem foi uma grande experiência, com a coleta de informações mais precisas sobre os métodos e desenvolvimento da exploração e produção de potássio pela Belaruskali, sobre a qualidade do minério, o escoamento da produção.

Durante visita à mina de potássio da empresa estatal Belaruskali, chamada de Mina Starobin 1, Maísa desceu ao nível de 350 metros, onde pôde constatar a geometria, mineralogia e regularidade do minério.

Como curiosidade, verificou que a mina de Starobin oferece também tratamento de saúde para problemas respiratórios e alergias pelo método de salterapia, com desenvolvimento de uma ala para dormitório, jogos diversos, onde o paciente pode interagir com a atmosfera proporcionada pelo sal, tanto de silvinita, como de halita.

A programação contou, ainda, com encontros com Ivan Ivanovich Golovatyi, Diretor-Geral da Belaruskali, e Konstantin Deduk, Diretor-Geral de Logística e Frete da Empresa Bielorrussa de Potássio.

Belarus

Belarus também conhecida como Bielorrússia, está localizado no Leste Europeu e faz fronteira com a Rússia ao nordeste, a Ucrânia ao sul, a Polônia ao oeste, e a Lituânia e a Letônia ao noroeste. É uma nação sem saída para o mar, situada a leste da Polônia e a oeste da Rússia, ocupando uma posição estratégica entre a União Europeia e a Rússia. A capital de Belarus é Minsk, que também é a maior cidade do país.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br






  • Imprimir