Terça-feira, 10 de setembro de 2019

Serviço Geológico do Brasil participa da inauguração do Centro de Tecnologia Mineral

Representantes da CPRM na inauguração do Centro de Tecnologia Mineral de Currais Novos O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) esteve representado na inauguração do Centro de Tecnologia Mineral José Yvan Pereira Leite, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizada no dia 02/09 na cidade de Currais Novos (RN). Com o objetivo, de contribuir para o desenvolvimento da atividade de mineração, atraindo investimentos e empregos para o interior do RN, o CT Mineral é uma ação conjunta entre IFRN, UFERSA, UFRN e UERN, com colaboração da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (FAPERN).

O CT Mineral tem o objetivo de desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas, capacitação de mão de obra e prestação de serviços comerciais nas áreas de geologia, mineração e metalurgia. A cerimônia de inauguração contou com a presença de pesquisadores, empresários da mineração, estudantes, representantes de instituições (IDEMA, CREA-RN, Universidades, Sistema S), do superintendente da Fundação de Apoio ao IFRN (FUNCERN), Jairo Santos; do diretor executivo do CT Mineral, João Batista Monteiro, do reitor do IFRN Wyllys Farkatt, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, a senadora Zenaide Maia e o prefeito de Currais Novos, Odon Júnior. Pela CPRM estiveram presentes o superintendente regional de Recife, Vanildo Mendes; a chefe do NANA, Maria da Guia; o coordenador executivo da DGM, Francisco Valdir e os pesquisadores em Geociências Ludmila Bernardo, Alexandre Dantas, Eugênio Pacelli e Rogério Cavalcante.

O CT tem uma área de aproximadamente 800m² e conta com dois laboratórios de pesquisa, uma planta-piloto, uma área de preparação da amostra, seis salas incubadoras, cinco salas para grupos de pesquisa, sala de treinamento, além de um centro de gestão.

Na ocasião também foi feita uma homenagem ao professor José Yvan Pereira Leite, falecido em junho, que foi o responsável pela criação inicial do projeto do CT Mineral, além de ter atuado por 8 anos na Coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, e por quase 30 anos, na área de mineração do RN.


Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400
(51) 3406-7361
  • Imprimir