Serviço Geológico do Brasil descobre importante mineral na costa sul brasileira

Sexta-feira, 03 de março de 2023

Serviço Geológico do Brasil descobre importante mineral na costa sul brasileira

A descoberta é considerada um avanço para o conhecimento da geologia marinha

Descoberta ocorreu em campanha concluída em janeiro deste ano por pesquisadores do SGB e da FURG. Foto: Divulgação SGB Entre os meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) participaram de um cruzeiro científico para levantamento geofísico e oceanográfico do fundo do mar, no sul do país. Ao coletar sedimentos, os pesquisadores encontraram amostras de fosforita, mineral assim chamado por conter alto teor de fosfato. Além do valor científico, a fosforita é um importante elemento na produção de fertilizantes, adubos e suplementos de ração animal.

Para retirar a rocha do fundo do mar, os pesquisadores do SGB e técnicos da FURG fizeram uma adaptação no equipamento para que ele conseguisse fazer coletas em águas muito profundas. A maior amostra coletada – uma concreção fosforítica gigante – estava a 578 metros de profundidade.

A fosforita crosta tinha as seguintes medidas: 87 centímetros de comprimento por 45 centímetros de largura e pesava cerca de 45 quilos, sendo que o tamanho típico dessas rochas não passa de 20 centímetros. Os pesquisadores acreditam que a região onde a amostra foi encontrada seja abundante neste tipo de rocha.

O anúncio é considerado um avanço para a geologia marinha. Foto: Divulgação SGB “A região está atraindo investimentos do setor privado desde 2020, quando a Agência Nacional de Mineração (ANM) concedeu cerca de 300 km2 para exploração mineral no entorno da área mapeada pelo Projeto Fosforita”, explica o oceanógrafo Roberto Aguiar Alves, que atua da Divisão de Geologia Marinha do SGB e é o responsável pelo projeto.

As campanhas geológicas do Projeto Fosforitas Marinhas renderam um total de 6 toneladas de amostras do fundo do mar, entre sedimentos e rochas de tamanhos diversos. Todo esse material seguirá para o Laboratório de Geologia Marinha do SGB, situado na cidade de Recife (PE), onde passará por análises geológicas (granulométricas, mineralógicas e petrográficas). Os resultados desses levantamentos deverão esclarecer quais tipos de sedimentos existem na região e como eles se distribuem pelo fundo do mar, enriquecendo o conhecimento geológico e mineral da plataforma continental brasileira.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil(SGB-CPRM)
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

  • Imprimir