Sexta-feira, 04 de setembro de 2020

Serviço Geológico do Brasil celebra três anos de parceria com CNPq e UFOP

Aluna Daiane de Paula em apresentação oral do trabalho “Caracterização metamórfica do Grupo Pitangui, GreenstoneBelt Rio das Velhas, NW do Quadrilátero Ferrífero, Brasil” no XII Congresso Ibérico de Geoquímica (2019)
O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), por meio da Superintendência Regional de Belo Horizonte (SUREG-BH), vem trabalhando em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no desenvolvimento e orientação de projetos de iniciações científicas. A parceria foi estabelecida há três anos, em 2018, e vem se consolidando ao longo dos anos. Ao todo são 20 bolsas de iniciação científica anuais, cujas temáticas são direcionadas e co-orientadas por pesquisadores do SGB-CPRM.

O objetivo da parceria é a formação de novos pesquisadores. Nesse sentido, além do contato com a metodologia científica, o programa oferece aos alunos a oportunidade de conhecer as metodologias e a vasto acervo de dados do Serviço Geológico do Brasil. Já foram 40 projetos finalizados, incluindo as áreas de geologia básica, metalogenia, hidrogeologia, hidrologia, risco geológico, entre outros.

A estudante Daiane de Paula, que cursa Engenharia Geológica, foi uma das beneficiadas e destaca a importância da iniciativa.

"Participar em uma pesquisa com o apoio do SGB é um orgulho para mim. Tenho a sorte ser orientada por dois excelentes profissionais, que me instigam dia a dia a desenvolver meu crescimento pessoal e profissional. Posso dizer que essa experiência foi um "divisor de águas" na minha graduação. Já logo no início, tive acesso a todos materiais que permitiram o desenvolvimento da pesquisa, a qual inclusive gerou uma publicação internacional, em poucos meses, no Congresso Ibérico de Geoquímica 2019. O SBG-CPRM tem um lugar especial na minha formação, terei a satisfação de poder apresentar meu trabalho de fim de graduação com essa parceria, só tenho a agradecer", declarou a estudante.

Para os pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil, a parceria tem propiciado uma maior interação com diferentes grupos de pesquisa da UFOP, o que permite avançar em temas específicos que surgem no âmbito dos projetos da empresa, potencializando assim os resultados entregues à sociedade. Esses resultados favorecem a divulgação da empresa no meio acadêmico e a fortalece como instituição de pesquisa.

A pesquisadora doutora Maria Antonieta Moura é coordenadora do projeto "Estudos para a Implementação da Gestão Integrada de Águas Superficiais e Subterrâneas na Bacia Hidrográfica do São Francisco: sub-bacia Rio Verde Grande e Carinhanha". Ela destaca a experiência positiva que teve ao co-orientar dois projetos de iniciação científica por meio da parceria.

“As iniciações foram desenvolvidas em consonância com os projetos que já vinha realizando. Um desses trabalhos utilizou dados temporais de monitoramento de nível d'água e de chuva para estações implantadas pela Rede RIMAS no aquífero Bauru e rendeu um painel que foi apresentado no 46o Congresso da IAH - Associação Internacional de Hidrogeologia que ocorreu em Málaga-Espanha em 2019. Ambas iniciações tiveram continuidade para os trabalhos finais de graduação (TCC) e consequentemente, a coorientação também se estendeu", detalhou a pesquisadora.

Continuidade
A manutenção do convênio e a realização de eventos entre as duas instituições foram discutidas na última semana durante reunião por meio de videoconferência com a participação de Marlon Coutinho (SUREG-BH), Natália Lopes (Supervisora-GEHITE), Marcelo Marinho (GEREMI) e Fernando Silva (GEHITE), além do professor doutor Thiago Cazati, que é coordenador-geral de Iniciação Científica da UFOP.

Reunião entre gestores da SUREG-BH e Coordenação Geral da Iniciação Científica da PROPP (UFOP), Professor Thiago Cazati O encontro também discutiu os resultados do Edital PIBIC/CNPq/Convênio UFOP-CPRM No 06/2020. Este Edital de iniciação científica está inserido faz parte do Acordo de Cooperação Técnica-Científica entre a UFOP e o Serviço Geológico do Brasil, cujo objetivo é promover a capacitação de recursos humanos nas áreas de pesquisa e inovação, com importante papel no fortalecimento das atividades de pesquisa científica e tecnológica e intercâmbio de conhecimento entre ambas as instituições.



Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil — CPRM
asscom@cprm.gov.br

Colaboração: Marlon Marques Coutinho - Superintendente da SUREG-BH
  • Imprimir