Serviço Geológico do Brasil avalia riscos dos Cânions do Subaé, na Bahia

Segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Serviço Geológico do Brasil avalia riscos dos Cânions do Subaé, na Bahia

Estudo realizado pelo órgão federal por meio de solicitação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (INEMA) foi publicado nesta semana

Pesquisadores realizam estudo no Monumento Natural Cânions do Subaé, situado no município de Santo Amaro, na Bahia O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) publicou, nesta semana, o estudo de avaliação geotécnica focada na identificação e caracterização dos perigos geológicos existentes no Monumento Natural Cânions do Subaé, situado no município de Santo Amaro, na Bahia. Os levantamentos de campo foram realizados entre no mês de outubro por três pesquisadores do SGB-CPRM em atendimento à solicitação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (INEMA).

O desenvolvimento de atividades de ecoturismo de forma não ordenada pode intensificar a depredação do patrimônio natural e, principalmente, potencializar a exposição dos turistas aos perigos naturais. Espera-se que tal análise seja capaz de contribuir para o aprimoramento da gestão ambiental da referida unidade de conservação e, consequentemente, para a implementação de práticas de prevenção de desastres.

“O Monumento Natural Cânions do Subaé reúne uma das maiores concentrações de atrativos geoturísticos do Recôncavo Baiano, os quais, em função de sua inestimável beleza cênica, recebem a visitação de um grande número de turistas, especialmente durante os finais de semana e feriados. Ocorre que, apesar de sua grande relevância para o ecoturismo regional, a unidade de conservação apresenta nítida carência administrativa, especialmente no que diz respeito às políticas de acesso, segurança e conservação do patrimônio natural”, diz trecho do texto de avaliação assinado pelos pesquisadores do SGB-CPRM.

Análise busca contribuir para o aprimoramento da gestão ambiental e implementação de práticas de prevenção de desastres Com esta publicação, cuja linha de pesquisa já contemplou a avaliação de áreas turísticas de outros estados brasileiros, o SGB-CPRM subsidiar a seleção das áreas prioritárias a serem contempladas por ações destinadas à prevenção dos desastres, embasar a elaboração de planos de contingência, contribuir para a elaboração de planos ambientais de manejo e auxiliar na elaboração e implantação de programas de educação ambiental.

Para ter acesso aos resultados do estudo, basta acessar o link https://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/23039.

Lucas Alcântara
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir