Serviço Geológico do Brasil articula novas oportunidades de cooperação internacional com a República de Camarões

Sexta-feira, 02 de fevereiro de 2024

Serviço Geológico do Brasil articula novas oportunidades de cooperação internacional com a República de Camarões

Representantes do SGB foram convidados, em janeiro, para uma visita à embaixada do país africano, com o objetivo de apresentar projetos relacionados, principalmente, às pesquisas sobre ouro

Pesquisadores do SGB e o assessor de Assuntos Internacionais participaram de reunião na Embaixada de Camarões
Novas oportunidades de cooperação internacional com Camarões têm sido exploradas pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). No dia 18 de janeiro, projetos desenvolvidos pela instituição geocientífica, em especial pesquisas relacionadas ao ouro, foram apresentados em reunião com o embaixador camaronês Martin Mbeng; o ministro-conselheiro, Paulin Martial Tchenzette; o primeiro secretário, Didier Mendomo, e o assistente Administrativo Andrew Nkongho.

O SGB foi representado no encontro pelo assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte, e pelos pesquisadores em geociências Anderson Dourado e Lúcia Travassos, assessores da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM). Na ocasião, foi feito um panorama das atividades do SGB, que, há mais de 50 anos, desenvolve pesquisas no país.

Brasil e Camarões têm perfis geológicos e geoquímicos similares e há interesse do país africano em desenvolver cooperações técnicas, principalmente na área de mineração do ouro em pequena escala. “Houve entendimentos para recebermos uma missão organizada pelo governo de Camarões ao Brasil, em maio, para conhecer as ações, instituições e oportunidades de cooperação em geociências. Até lá estamos preparando uma reunião virtual com equipes técnicas para alinhar os interesses de ambas as partes”, explicou Duarte.

O intercâmbio de conhecimento e tecnologias com outras nações é essencial para fortalecer a capacidade técnico-científica do SGB, de modo a otimizar as atividades desenvolvidas, que geram benefícios para o Brasil e a população em geral. O Serviço Geológico do Brasil já tem Memorandos de Entendimento ou Acordos de Cooperação, vigentes ou concluídos, com mais de 20 países, de todos os continentes.


Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir