Quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Serviço Geológico do Brasil apresentará Projeto Geoparques em webminar da SBG

O Projeto Geoparques criado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) será um dos destaques do I Webminar Aspirantes e Projeto de Geoparques no Brasil - Realidades e Desafios. O evento será promovido pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) e acontecerá entre 18 de setembro e 09 de outubro, em dias alternados, com transmissão ao vivo pelas páginas da instituição organizadora no Youtube, Facebook e Instagram.

Para apresentar o projeto do Serviço Geológico do Brasil, o convidado para o evento foi o geólogo Carlos Schobbenhaus, que integra a Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) e é o coordenador nacional da iniciativa precursora no país. A apresentação de Schobbenhaus acontece no primeiro dia do evento, às 10h, na programação que contará com a participação de representantes da Sociedade Brasileira de Geologia e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Após a abertura, a programação do Webminar seguirá nos dias 25 de setembro e nos dias 02 e 09 de outubro, onde os palestrantes falarão sobre áreas aspirantes a Geoparques no Brasil, cases de sucesso e projetos já em andamento.

Projeto SGB

Conforme estabelece a UNESCO, os Geoparques são áreas geográficas únicas e unificadas, onde os locais e as paisagens de significado internacional são gerenciados com um objetivo de promover a proteção, educação e desenvolvimento sustentável da região.

Ao aumentar a conscientização sobre a importância do patrimônio geológico da região na história e na sociedade de hoje, os Geoparques Globais da Unesco dão às pessoas locais um sentimento de orgulho em sua região e fortalecem sua identificação com a área. A criação de empresas locais inovadoras, novos empregos e cursos de treinamento de alta qualidade é estimulada, à medida que novas fontes de receita são geradas através do geoturismo, enquanto os recursos geológicos da área são protegidos.

Seguindo este conceito, o Serviço Geológico do Brasil criou em 2006 o Projeto Geoparques, que possui um importante papel indutor na criação de geoparques no território nacional, uma vez que a iniciativa tem como premissa básica identificação, levantamento, descrição, inventário, diagnóstico e ampla divulgação de áreas com potencial para ser um geoparque.

Integram o projeto o corpo técnico do SGB-CRPM, além de importantes contribuições da comunidade geocientífica por meio de estudos e propostas. Em alguns casos, essa atividade indutora é feita em parceria ou com o apoio de entidades governamentais ou privadas, em especial universidades, que tenham interesses comuns, em consonância com as comunidades locais. Uma série de relatórios técnicos de propostas de geoparques já foram concluídas e outros estão em fase de execução pelo projeto.

A iniciativa de apresentar propostas de geoparques tem tido uma excelente receptividade em meios acadêmicos, órgãos governamentais de âmbitos federal, estadual e municipal; iniciativa privada; bem como dentre as populações locais. Ações para a implantação de novos geoparques no Brasil já podem ser observadas em diversas áreas do país.

Em 2012, a CPRM publicou o primeiro volume do livro "Geoparques do Brasil - Propostas", das quais 14 propostas se relacionam ao Projeto Geoparques. Três propostas adicionais dessa publicação são contribuições externas: Campos Gerais (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e Minérios do Paraná - Mineropar), Guarulhos (Prefeitura de Guarulhos - SP), Costões e Lagunas do Rio de Janeiro (Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro - DRM).

Lucas Alcântara
Assessoria de Comunicação - ASSCOM
Serviço Geológico do Brasil - SGB-CPRM
lucas.estevao@cprm.gov.br
asscom@cprm.gov.br
  • Imprimir