Serviço Geológico do Brasil amplia atuação global com diálogos na Embaixada da Costa do Marfim

Quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Serviço Geológico do Brasil amplia atuação global com diálogos na Embaixada da Costa do Marfim

Em reunião realizada na terça-feira (19), representantes do SGB apresentaram projetos desenvolvidos

Na foto, o assessor da Presidência do SGB,Marcel Maués; o encarregado de Negócios da Embaixada da Costa do Marfim, conselheiro Lamine Kanté; e o assessor de Assuntos Internacionais do SGB, Rafael Duarte
Como parte das ações estratégicas para ampliar a presença internacional e consolidar parcerias com outros países, representantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB) participaram, na terça-feira (19), de reunião na Embaixada da Costa do Marfim. O encontro foi um primeiro passo para a aproximação entre o SGB e o país africano, com vistas ao desenvolvimento de ações conjuntas. Na ocasião, foram apresentadas as atividades do SGB nos diversos setores de geociências e gestão territorial. O corpo diplomático da Costa do Marfim expôs as demandas e desafios para o desenvolvimento.

"Esse diálogo inicial é importante para identificar as oportunidades de maneira que seja possível definir quais ações seriam mais relevantes para ambas as partes", destaca o assessor de Assuntos Internacionais do SGB, Rafael Duarte, que participou da reunião a convite do encarregado de Negócios da Embaixada da Costa do Marfim, conselheiro Lamine Kanté. O assessor da Presidência, Marcel Maués, também esteve presente.

Duarte observou que essa aproximação tem um caráter especial por ter sido iniciada a partir de articulações entre os representantes do chefe de estado da Costa do Marfim e da presidência do SGB. "Nesse caso, portanto, há um interesse direto do governo desse país em buscar no Brasil instituições que possam ajudar na execução de sua política interna afeta às áreas de atuação do SGB", disse.

O assessor completou ainda: "Para o SGB, por outro lado, é uma oportunidade de nos aproximarmos de instituições congêneres na Costa do Marfim e assim, ter acesso a oportunidades de desenvolver nossas competências e conhecimentos em geociências ao pesquisar a realidade geológica de outro país".

Para dar continuidade aos diálogos, será realizada nova reunião em 2024 com a visita do embaixador da Costa do Marfim à sede do SGB para apresentações técnicas.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir