São Paulo: tremor de terra é registrado em Paraibuna

Terça-feira, 30 de janeiro de 2024

São Paulo: tremor de terra é registrado em Paraibuna

Abalo ocorreu na noite de segunda (29/1), por volta das 22h48




Um abalo sísmico de magnitude 2.3 mR foi registrado pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), que é coordenada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). O tremor também foi analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

O evento ocorreu no município de Paraibuna, em São Paulo, na noite de segunda-feira (29/1), às 22h48 (horário de Brasília), e há relatos de que moradores da região sentiram o tremor de terra.

O último tremor de terra registrado em São Paulo ocorreu no município de Monte Azul Paulista, no dia 19 de setembro de 2023, com magnitude 2.2 mR.

Tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil. Em geral, esses sismos são causados por pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre.

Sobre a RSBR

A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), coordenada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), é a organização pública responsável por monitorar a sismicidade do território nacional, através de suas quase 100 estações sismográficas espalhadas pelo país, fornecendo dados essenciais para a compreensão da atividade sísmica e da estrutura interna da Terra.

As estações são operadas pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB), Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) e Observatório Nacional (ON).

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br


  • Imprimir