Quarta-feira, 21 de outubro de 2020

SGB participa de debate sobre regulação do setor mineral brasileiro

Meeting foi promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

 A OCDE é composta por 37 países, que respondem por 80% do comércio mundial e investimentos
Atendendo o convite da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Diretoria do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) participou nesta quarta-feira, dia 21/10, de reunião virtual para debater sobre regulação no setor mineral brasileiro. A organização internacional está desenvolvendo estudo sobre o tema, com o objetivo de elaborar recomendações para melhorar a eficácia do arcabouço regulatório na proteção dos trabalhadores do setor, dos cidadãos e do meio ambiente, garantindo, ao mesmo tempo, o crescimento econômico e a inclusão social.

A OCDE, órgão internacional composto por 37 países, dedica-se à pesquisa e estudos para melhorar políticas públicas em diversas áreas e desenvolve diretrizes e padrões de políticas globais. Foi fundada em 1961 como um desdobramento da OCEE (Organização para Cooperação Econômica Europeia). Também é conhecida como Clube dos Ricos, porque seus integrantes têm elevado PIB per capita, representando cerca de 80% do comércio mundial e investimentos. A organização tem sede na França. O Brasil busca ingressar na organização com o objetivo de participar de acordos de cooperação e ganhar novos parceiros comerciais.

Representaram o SGB-CPRM na reunião: o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Marcio Remédio, o diretor de Infraestrutura Geocientífica, Paulo Romano e o diretor de Administração e Finanças, Cassiano de Souza Alves, representando o diretor-presidente, Esteves Pedro Colnago. Também acompanharam as discussões o chefe do Departamento de Recursos Minerais, Marcelo Esteves e o pesquisador João Larizzatti. O meeting foi mediado pelo coordenador do Programa de Política Regulatória na América Latina da OCDE, Manuel Gerardo Flores.
 Diretoria do SGB-CPRM em reunião sobre regulação do setor mineral promovida pela OCDE

Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscom@cprm.gov.br
janis.morais@cprm.gov.br

  • Imprimir