SGB e IFMA alinham parceria para inovação e desenvolvimento em geociências e tecnologia de dados

Quinta-feira, 01 de fevereiro de 2024

SGB e IFMA alinham parceria para inovação e desenvolvimento em geociências e tecnologia de dados

Iniciativa busca fortalecer a pesquisa, o geoprocessamento, a cartografia e a inovação em geociências, através de suporte técnico-científico e novas tecnologias


Da esquerda para a direita: Pró-reitor de Extensão do IFMA, Carlos Alexandre Amaral Araújo; reitor do IFMA, Carlos César Teixeira Ferreira; diretor-presidente do SGB, Inácio Melo; CEO da Innovatis, Epitacio César Barbosa de Brito; e o assessor da presidência do SGB, Gledson Brito

O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Inácio Melo, recebeu na quarta-feira (31) o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Carlos César Teixeira Ferreira; e o pró-reitor de Extensão do IFMA, Carlos Alexandre Amaral Araújo.

O objetivo foi conversar sobre uma futura parceria entre as instituições, visando apoio técnico-científico na execução de projetos de pesquisa, capacitações, geoprocessamento, cartografia, tecnologia da informação, ciência de dados e inovação para a implementação de novas tecnologias voltadas para as geociências.

De acordo com Inácio, a meta é aprimorar significativamente as tecnologias empregadas, tanto na apresentação quanto no processamento de dados, abrindo caminho para a oferta de novos serviços à sociedade. “É vital que o SGB esteja apto a atender às demandas de uma sociedade que, cada vez mais, busca informações geocientíficas por meio de plataformas móveis”, destacou.

Além disso, “já iniciamos algumas incursões no uso de inteligência artificial e reconhecemos a necessidade de intensificar os investimentos nessa área. Também é essencial estarmos preparados para disponibilizar nossos dados em visualizadores 3D, alinhando-nos a práticas já adotadas por serviços geológicos de renome mundial, como os de países como Austrália, Estados Unidos e Japão”, informou.

O pró-reitor de Extensão do IFMA, Carlos Alexandre Amaral Araújo, acrescentou que, com esse acordo, o objetivo também é mapear, desenvolver, capacitar e implantar soluções para melhorar ações e programas do SGB. “Na minha opinião será uma oportunidade única de aproximar essas instituições, que têm muito em comum na pesquisa, desenvolvimento e inovação”, ressaltou. E acrescentou que “além dessa tratativa, vamos fazer um outro projeto com o SGB para atuar com a população de municípios que têm projetos de mineração”.

A colaboração com o IFMA é um passo estratégico para concretizar esses projetos, que podem resultar em uma série de novos produtos. Inicialmente, o foco será em projetos estruturantes, progredindo a partir deles.

As ações a serem desenvolvidas em parceria incluem:

- Desenvolver infraestrutura de dados espaciais para publicação de informações geocientíficas aderentes ao modelo de dados abertos e ao acervo científico digital.

- Arquitetar o desenvolvimento de uma infraestrutura de dados espaciais colaborativa junto à RNP para hospedar informações geocientíficas de diversos temas, possibilitando a empresas públicas e universidades depositarem dados estruturados em um modelo oficial, oferecido por empresas públicas responsáveis pelo tema.

- Desenvolver plataforma para processamento de dados 3D gerados em atividades de campo, com objetivo de publicação em infraestrutura de dados espaciais, para navegação, interpretação e integração com dados 2D.

- Contratar serviços de apoio técnico, tecnológico e operacional necessários ao desenvolvimento das ações do processo de mapeamento, automação, caracterização e implementação da comunicação e de documentos para acompanhamento e monitoramento dos produtos previstos.

- Capacitar servidores e colaboradores do Serviço Geológico do Brasil.

- Apoiar o desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação geocientíficos.

- Melhorar a infraestrutura de hardware ou software do IFMA e do SGB.
Também participaram do encontro o CEO da Innovatis, Epitacio César Barbosa de Brito; e o assessor da presidência do SGB, Gledson Brito.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br




  • Imprimir