Quarta-feira, 03 de março de 2021

SGB/CPRM apresentará projeto das Cartas de Suscetibilidade em live da ABGE

 O Comitê de Jovens da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE) realizará nesta quarta-feira, dia 03, um bate-papo virtual com a participação do pesquisador em Geociências Tiago Antonelli, do Serviço Geológico do Brasil (SGG/CPRM). O assunto em pauta será o mapeamento realizado no país em relação às áreas suscetíveis a enxurradas e deslizamentos, cujos estudos resultam nas Cartas de Suscetibilidade. O tema será abordado por Antonelli, que coordena o projeto, e terá a participação de Maria Paula Pivi Simonette, estudante de Geologia na Unicamp e estagiária do SGB/CPRM. O bate-papo terá início às 19h com transmissão simultânea pelos canais do SGB/CPRM e da ABGE no YouTube, além do Facebook do SGB/CPRM.

Durante a palestra, Antonelli e Paula irão abordar a metodologia aplicada nos mapeamentos, a produção desses materiais e quantos municípios já foram atendidos. As cartas de suscetibilidade são documentos cartográficos que representam a possibilidade de ocorrência movimentos gravitacionais de massa e inundações. O produto tem por objetivo gerar cartas de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa (deslizamentos e corridas de massa) e a processos hidrológicos (inundações e enxurradas) para toda a extensão do município, ocupada ou não.

Os estudos apontam as regiões mais indicadas à expansão territorial na cidade, sendo uma ferramenta essencial ao planejamento urbano, com diretrizes para a ocupação residencial, industrial e agrícola. Antonelli destaca que a Carta aponta quais são as melhores áreas para se ocupar e de que forma podem ser ocupadas. Os estudos indicam, ainda, quais eventos podem ocorrer nas áreas classificadas como de alta suscetibilidade, caso haja ocupação inadequada. Ao todo, no Brasil, o SGB-CPRM mapeou um total de 526 cidades, contemplando cerca de 87,8 milhões de pessoas.

A palestra terá emissão de certificado. Confira os canais de transmissão:

Canal da ABGE no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=KNY2b3vX_FA

Canal do SGB/CPRM no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=5cq3wJkmrxM

Página do SGB/CPRM no Youtube: https://www.facebook.com/CPRMOficial

Yuri Murta
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
yurimurta@uol.com.br
asscom@cprm.gov.br
  • Imprimir