Rio Grande do Norte é palco de debate para fortalecimento da mineração no estado

Sexta-feira, 01 de dezembro de 2023

Rio Grande do Norte é palco de debate para fortalecimento da mineração no estado

Pesquisadores do SGB apresentaram palestras sobre potencial do lítio, estudos pegmatitos, entre outros assuntos




A busca pela promoção de um debate construtivo entre os diversos setores da mineração, com a finalidade de trazer novas diretrizes para o fortalecimento da mineração no Rio Grande do Norte, foi apresentado no estado potiguar, na semana passada.

O encontro contou com a participação de pesquisadores e do diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Valdir Silveira. A iniciativa reuniu empresas, investidores, órgãos públicos e sociedade civil, que agregaram valores para ajudar a impulsionar o desenvolvimento mineral do estado.



Valdir Siveira durante apresentação

Em sua apresentação, o diretor ressaltou que o SGB sempre esteve presente e é fundamental para o setor mineral do Rio Grande do Norte: “Há décadas realizamos estudos geológicos e levantamentos, que ajudaram e ajudam a identificar e mapear recursos minerais na região, auxiliando empresas e governos a tomarem decisões estratégicas sobre exploração e desenvolvimento sustentável desses recursos”, informou.

Entre os assuntos discutidos, destacam-se: estudos dos pegmatitos e geoeconômico do RN, Avaliação do Potencial de Lítio no Brasil – Fase II: Província Pegmatítica da Borborema, e atuação da Geologia Marinha SGB na Margem Equatorial, com ênfase na área de influência do RN.



Jairo Pessoa, pesquisador do SGB, fala sobre resultados do estudo geoeconômico estadual

Na palestra de Jairo Pessoa, pesquisador em geociências, foram abordados os primeiros resultados alcançados com o estudo geoeconômico estadual aplicado no estado: “Dentro deste cenário, pretendemos buscar mais apoio e participação das entidades que estiveram presentes, para a continuação deste projeto”, informou. Ele acrescentou que a participação do SGB em eventos como esse é importantíssima, pois funciona como fio condutor a partir da integração e disponibilidade das informações para o mercado econômico mineral.



Izaac Cabral comenta sobre importância da participação do SGB em evento

Já o pesquisador Izaac Cabral comentou que a participação do SGB no encontro é importante pois promove a interação com representantes dos diversos setores da mineração no Rio Grande do Norte, bem como a divulgação dos trabalhos desenvolvidos.



Pesquisador do SGB Eugênio Frazão fala sobre potencial de recursos minerais

Outro tema abordado foi o potencial de recursos minerais da margem continental brasileira e áreas oceânicas adjacentes ao estado do Rio Grande do Norte, no qual foi apresentado o Projeto CENSIPAM-MAR que está em fase de implantação pelo SGB, com o objetivo de realizar o levantamento batimétrico detalhado com a tecnologia LiDAR RAMMS (Rapid Airborne Multibeam Mapping System) da Plataforma Continental até a isóbata de 70m entre os estados da Bahia até o Piauí, com intuito de subsidiar os recursos minerais marinhos, zoneamento costeiro, determinar os hotspots erosionais ao longo da linha de costa, implantação de parques eólicos offshore e a construção da linha de base ambiental, em palestra realizada pelo pesquisador Eugênio Frazão.



Apresentação de Eugênio Dantas sobre pegmatitos do RN

Para o pesquisador Eugênio Dantas, que apresentou estudos dos pegmatitos do Rio Grande do Norte, o SGB tem, como sua missão, gerar e difundir o conhecimento geocientífico como parceiro do governo do estado do RN, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC/RN), desenvolvendo projetos de mapeamento geológico e de recursos minerais: “Esses trabalhos possibilitam ao estado ter sempre mapas atualizados do seu território, como os mapas geológicos e de recursos minerais, bem como o mapa de potencialidade de rochas ornamentais, entre outros”, explicou.

O tema desta edição foi “A Mineração do Rio Grande do Norte: Avanços e Desafios”, com a missão de favorecer a geração de parcerias e viabilizar soluções que aqueçam a mineração potiguar.

Atuação do SGB

No estado do Rio Grande do Norte, o trabalho do Serviço Geológico do Brasil (SGB) subsidia a descoberta de novos depósitos minerais e contribui para a gestão dos recursos hídricos, planejamento territorial e prevenção de desastres. Essas ações auxiliam o poder público no planejamento de novas políticas públicas, que geram novos investimentos e consequentemente emprego e renda, beneficiando toda a população.

Veja abaixo alguns projetos realizados no estado potiguar:

Mapa Hidrogeológico do Estado do Rio Grande do Norte
Cartografia de Risco Geológico
Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundação
Projeto Geologia e Recursos Minerais do Estado do Rio Grande do Norte: Mapa Geológico e Mapa de Recursos Minerais
Atlas Aerogeofísico do Estado do Rio Grande do Norte
Projeto Materiais de Construção Civil na Região Metropolitana de Natal: Estado do Rio Grande do Norte
Informe de Rochas Ornamentais do Estado do Rio Grande do Norte: Mapa de Potencialidades

Saiba mais sobre a atuação do Serviço Geológico do Brasil (SGB), clicando aqui.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br


  • Imprimir