Reunião entre Serviço Geológico do Brasil e Embaixada de Camarões segue unindo esforços para futura parceria

Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Reunião entre Serviço Geológico do Brasil e Embaixada de Camarões segue unindo esforços para futura parceria

A perspectiva de cooperação inclui a construção de parcerias no setor de exploração e transformação legal, bem como o reforço da capacitação e troca de experiências


Participantes durante reunião online entre SGB e Embaixada de Camarões

Nesta segunda-feira (26), foi realizada reunião entre representantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB) com o ministro-conselheiro Paulin Martial Tchenzette, da Embaixada de Camarões no Brasil, e o diretor-geral da Companhia Nacional das Minas (Sonamines), empresa pública de Camarões, Serge Hervé Boyogueno.

O encontro foi conduzido por Rafael Duarte, assessor de Assuntos Internacionais do SGB, marcando um avanço nas discussões para a exploração de novas oportunidades de cooperação internacional entre Brasil e Camarões.

Essa reunião segue os esforços iniciados em 18 de janeiro, quando foram apresentados projetos desenvolvidos pelo SGB, com destaque para as pesquisas voltadas à exploração de ouro.

De acordo com Rafael, a reunião foi um segundo passo no processo de aproximação com o governo de Camarões, tendo sido considerada muito produtiva, já que foi possível entender o perfil da Sonamines e definir as ações seguintes para a missão que virá ao Brasil em maio. “O mais importante agora é entender, a partir do detalhamento da demanda do lado de Camarões, o que precisamos organizar da parte do SGB, e em conjunto com outras instituições do setor no Brasil, para termos os melhores resultados”, ressaltou.

A Sonamines, criada em 2020, tem como missão principal desenvolver e promover os interesses minerais do país, apoiando a criação de uma política mineral geral. Sua atuação abrange o reconhecimento, a pesquisa, a exploração e o acompanhamento de contratos no setor mineiro. A perspectiva de cooperação inclui a construção de parcerias no setor de exploração e transformação legal, bem como o reforço da capacitação e troca de experiências.

Outro aspecto discutido foi a similaridade entre os perfis geológicos e geoquímicos do Brasil e de Camarões, mencionada pelo Roberto Xavier da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB). Essa questão abre caminhos para um interesse mútuo no desenvolvimento de cooperações técnicas, com foco particular na mineração de ouro em pequena e média escala.

Além disso, os representantes institucionais brasileiros presentes espelharam as áreas de atuação da Sonamines, desde a formulação de políticas minerais, passando pela pesquisa em geociências até as de regulação e mineração propriamente ditas.

Para o SGB a importância do intercâmbio de conhecimento e tecnologias com outros países é uma maneira de fortalecer suas capacidades técnico-científicas e otimizar as atividades desenvolvidas, trazendo benefícios para o Brasil e sua população.

Essa iniciativa contou também com a participação de Carlos Pacha e Marina Scalon, do Ministério de Minas e Energia (MME); Roberto Xavier e Augusto Pires, da ADIMB; Eduardo Siebra, da Divisão de Energia e Mineração do Ministério das Relações Exteriores (MRE); e representantes do SGB, incluindo Maurício Pavan, Déborah Mendes e Angélica Barreto.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br



  • Imprimir