Publicadas novas Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações

Quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Publicadas novas Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações


O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) acaba de publicar quatro novas Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações. Os documentos mapeiam territórios com possibilidade de ocorrência de deslizamentos, quedas de rochas, corridas de massa, inundações e enxurradas. As informações contidas nos relatórios ajudam as autoridades públicas nas tomadas de decisões, referentes à prevenção de desastres.

O dashboard completo com mais informações está disponível aqui .

As Cartas contemplam um município de Pernambuco e três municípios de São Paulo. Os documentos foram produzidos por geocientistas do SGB-CPRM e contaram com o apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). A Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial informa que os dados estão atualizados até o dia 9 de setembro de 2022.

Com estas publicações, o projeto soma 591 cartas publicadas e estima-se que cerca de 95 milhões de pessoas são, potencialmente, atendidas pela iniciativa, considerando os dados populacionais do IBGE.


Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações de Maraial, PE

Mapa do município de Maraial, Pernambuco
A Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações de Maraial (PE) identificou a possibilidade de ocorrer incidentes, como corridas de massa, deslizamento, rastejo ou queda de rocha no município analisado. O trabalho está em escala 1:30.000, disponibilizando mapa e dados vetoriais. O estudo é de autoria dos geocientistas Gilberto Lima e Juliana Gonçalves.

Acesse a Carta: https://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/22886 .


Carta de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundação de Altinópolis, SP

Mapa de Altinópolis, São Paulo
O estudo realizado em Altinópolis observou a possibilidade de haver inundações ou movimentos gravitacionais de massa em seu território. Rolamento de blocos e ravinamento são um dos riscos detectados para a região.

Comandado por dois geólogos, Jorge Queiroz e Thiago Dutra Santos, a iniciativa oferece mapa e vetores, que estão em escala 1:70.000.

Acesse a Carta aqui: https://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/22887


Carta de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundação de Miracatu, SP

Mapa do Município de Miracatu, São Paulo
Com a autoria dos geólogos Ivan Bispo de Oliveira Filho e Anselmo de Carvalho Pedrazzi, a Carta tem como objetivo identificar a possibilidade de ocorrência de deslizamentos, corridas de massa, inundações e enxurradas.

Apresentado em uma escala de 1:70.000, o produto contou com mapas e estudos sobre relevo, geologia e solo, abordando, assim, toda a base cartográfica da região. Esse material pode ser utilizado pelo poder público para direcionar políticas públicas.

Acesse a Carta aqui: https://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/22888


Carta de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundação de Santo Antônio da Alegria, SP

Mapa do Município de Santo Antônio da Alegria, São Paulo
Com autoria de Marcelo de Queiroz Jorge e Thiago Dutra dos Santos, o produto identificou a possibilidade de ocorrência de deslizamentos, corridas de massa, inundações e enxurradas, a carta tem escala de 1:45.000 e pode ser utilizada pelos gestores públicos para gerenciar perímetros urbanos e outras áreas nas cidades.

Acesse a Carta aqui: https://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/22889

Amanda Rosa
Arthur Vilela
Mayara Ferreira
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br




  • Imprimir