Publicações científicas de geologia e recursos minerais contribuem para a construção de conhecimento no país

Sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Publicações científicas de geologia e recursos minerais contribuem para a construção de conhecimento no país

No último ano, a equipe da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais do SGB publicou mais de 40 artigos técnico-científicos em revistas nacionais e internacionais

O Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), desenvolve projetos abrangentes sobre a geologia do Brasil, que incluem o mapeamento geológico, os levantamentos geoquímicos e geofísicos, os estudos de avaliação de potencial mineral e diversas outras iniciativas que, vinculadas a programas de governo, alimentam políticas públicas importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

Todo o conjunto de dados e informações gerado pelos projetos institucionais é disponibilizado e amplamente divulgado através de mapas, relatórios, informes, bases de dados geológicos e artigos técnico-científicos, que beneficiam diversos segmentos, como o setor mineral, a indústria, os gestores públicos, assim como professores, pesquisadores e estudantes das geociências.

Nos anos recentes tem sido crescente o quantitativo de artigos técnico-científicos publicados por pesquisadores da DGM. Apenas no último ano, foram mais de 40 artigos divulgados em periódicos nacionais e internacionais, a exemplo do Journal of the Geological Survey of Brazil, Brazilian Journal of Geology, Journal of South American Earth Sciences, Journal of Geochemical Exploration, Tectonophysics, Minerals, Lithos, Bulletin of Volcanology, Precambrian Research, International Journal of Geoheritage and Parks, entre outros.

Os temas abordados também foram variados, incluindo geotectônica, geofísica, geoquímica, geocronologia, geodinâmica do manto, prospectividade mineral, metalogênese, rochagem, paleontologia, estratigrafia, patrimônio geológico, entre outros.

A disseminação do conhecimento por meio de artigos técnico-científicos é essencial, e a validação científica por pares é outro ponto fundamental, pois estes são submetidos à avaliação de profissionais reconhecidos nas diversas áreas de atuação, o que confere credibilidade às pesquisas e metodologias do SGB. Isso fortalece a confiança da comunidade científica e profissional nos resultados apresentados, assim como contribui para a construção de uma base sólida de conhecimento geológico no Brasil.

A colaboração e o intercâmbio interinstitucionais são outra consequência positiva, pois grande parte dos artigos publicados em 2023 resultaram de trabalhos conjuntos, realizados por pesquisadores da DGM, em parceria com pesquisadores de outras instituições e núcleos de pesquisa, nacionais e internacionais, o que amplifica a divulgação geocientífica e o fortalecimento institucional do SGB.

A publicação de artigos técnico-científicos reforça o compromisso do Serviço Geológico do Brasil com sua missão institucional de gerar e disseminar o conhecimento geocientífico com excelência e contribui para sua consolidação como Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT).

Acesse a lista de artigos → AQUI


Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br



  • Imprimir