Projetos para fortalecimento do geoturismo recebem reconhecimento

Terça-feira, 09 de abril de 2024

Projetos para fortalecimento do geoturismo recebem reconhecimento

Representantes do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul visitaram, nesta terça-feira (9), o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil e elogiaram atuação

 Na foto: o assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Anderson Dourado; a pesquisadora em geociências Andreá Trevisol; o coordenador-executivo da DGM, Carlos Schobbenhaus; o diretor-executivo do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul, Gislael Floriano; o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo; e o prefeito de Praia Grande (SC), Elisandro Machado (Foto: Pablo Peixoto/SGB)

O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Inácio Melo, recebeu, nesta terça-feira (9), a visita de representantes do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul, situado nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na ocasião, o diretor-executivo do geoparque, Gislael Floriano, e o prefeito de Praia Grande (SC), Elisandro Machado, elogiaram os projetos desenvolvidos para reconhecimento do geoparque e fortalecimento do geoturismo na região.

“Os resultados apresentados evidenciam a importância do trabalho que realizamos, tanto para a conservação da geodiversidade como para o desenvolvimento sustentável do país”, afirmou o diretor-presidente. Melo acrescentou: “Ficamos gratos e motivados a continuar realizando pesquisas com excelência para beneficiar cada vez mais municípios”.

O Caminhos dos Cânions do Sul abrange quatro cidades catarinenses (Jacinto Machado, Morro Grande, Praia Grande e Timbé do Sul) e três gaúchas (Cambará do Sul, Mampituba e Torres). Esse é um modelo de união entre municípios interestaduais, em prol de uma mesma causa, como destaca o diretor-executivo do geoparque, Gislael Floriano: “Somos um exemplo para o Brasil e o mundo. Tivemos o desafio de fazer acontecer o geoparque na região e só conseguimos porque tivemos vários parceiros. Desde o início, o SGB foi pioneiro nessa parceria”.

Reunião ocorreu na sede do SGB, em Brasília (Foto: Pablo Peixoto/SGB)
Durante a reunião, o Floriano convidou o diretor-presidente do SGB e o geólogo Carlos Schobbenhaus para participarem 7ª Conferência de Geoparques Mundiais da Unesco da América Latina e Caribe, que será realizada em novembro, no território do Caminhos dos Cânions do Sul. Schobbenhaus, um dos idealizadores do Projeto Geoparques, recebeu convite para palestrar no evento.

Incentivo ao geoturismo

Por meio do Projeto Geoparques, o SGB atuou como indutor no processo de reconhecimento da unidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). No volume I do livro volume I do livro "Geoparques do Brasil: Propostas", é apresentado o inventário dos geossítios do Caminhos dos Cânions do Sul. Esse foi um material essencial para endossar a candidatura à Rede Global de Geoparques da UNESCO, que foi aprovada em 2022.

O geoparque também recebeu o Projeto Geodiversidade, do SGB, para identificar potencialidades e limitações do território, com o objetivo de fortalecer as atividades geoturísiticas e impulsionar o desenvolvimento sustentável da região.

Além do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, o SGB realizou estudos que contribuíram para o reconhecimento de outros quatro geoparques brasileiros: Seridó, no Rio Grande do Norte; Quarta Colônia e Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul; e o Geoparque Uberaba, chancelado pela UNESCO em março. No Brasil, ainda há o Geopark do Araripe, no Ceará, o primeiro a entrar para a Rede Global de Geoparques, em 2006.

A reunião também foi acompanhada pelo coordenador-executivo da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Carlos Schobbenhaus – um dos idealizadores do Projeto Geoparques; pelos assessores da DGM Anderson Dourado e Marcos Vinícius Ferreira; e pela pesquisadora em geociências Andreá Trevisol.

Leia mais notícias do Serviço Geológico do Brasil:

>>Sangria histórica do Açude Gargalheiras (RN) deixa sítio geológico de relevância nacional em evidência

>>Geoparque de Uberaba é reconhecido pela UNESCO como geoparque mundial

>>Sistema de acesso virtual fornece informações geológicas em qualquer região do Brasil

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir