Pesquisas sobre matérias-primas para fertilizantes são destaque na Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola do Brasil

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Pesquisas sobre matérias-primas para fertilizantes são destaque na Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola do Brasil

O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil, Inácio Melo, visitou o evento nesta segunda-feira (29)

Foto: Agrishow/Divulgação
Ribeirão Preto (SP) – No primeiro dia da maior feira de tecnologia agrícola do país, a Agrishow, o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Inácio Melo, apresentou ao público a importância de pesquisas sobre minerais e rochas para o desenvolvimento sustentável do setor agrícola. Nesta segunda-feira (29), em Ribeirão Preto (SP), Melo falou sobre os projetos realizados e enfatizou que o conhecimento geológico é fundamental para reduzir a dependência externa do agro brasileiro por matérias-primas para fertilizantes.

“Um dos focos do nosso trabalho é identificar minerais e rochas que possam ser utilizados na cadeia produtiva da agricultura, especialmente como fertilizantes e remineralizadores para solos degradados”, disse. Melo detalhou que as pesquisas têm destacado o potencial do país para produzir fósforo e potássio, minerais considerados críticos por serem essenciais na produção de fertilizantes agrícolas. O país é hoje um dos maiores importadores globais dessas matérias-primas.

Foto: Divulgação/SGB
Além das pesquisas minerais, o SGB também atua na avaliação do potencial de rochas silicáticas como fontes alternativas de fertilizantes para a agricultura. “Esses fertilizantes, também conhecidos como remineralizadores de solo, podem ser obtidos a partir de rejeitos de mineração e têm a capacidade de melhorar a fertilidade do solo por períodos mais longos que as opções tradicionais”, afirmou o diretor-presidente do SGB.

Melo ressaltou que os projetos apoiam o fortalecimento do agronegócio e da agricultura familiar, pois contribuem para a subsistência e renda de produtores, impulsionam o desenvolvimento sustentável e garantem a segurança alimentar global.

Consulta pública para o PlanGeo

No evento, o diretor-presidente reforçou que o SGB abriu consulta pública para a construção do Plano Decenal de Mapeamento Geológico (PlanGeo). O objetivo é ouvir a sociedade sobre as áreas que devem ser priorizadas nos próximos dez anos pelas pesquisas do SGB, que geram dados importantes para a prospecção mineral.

A consulta está disponível na Plataforma de Mapeamento Geológico do SGB.


Leia mais notícias do Serviço Geológico do Brasil:

>>Seminário EU-Brasil 2024 debate importância das matérias-primas críticas para o desenvolvimento sustentável

>>Articulações com Banco Interamericano de Desenvolvimento podem viabilizar investimentos em projetos de transição energética

>>Lançamento da Frente Parlamentar visa potencializar exploração de petróleo na Margem Equatorial do Brasil

Núcleo de Comunicação Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir