Pesquisas e mapeamentos geológicos serão ampliados no Mato Grosso

Terça-feira, 19 de julho de 2022

Pesquisas e mapeamentos geológicos serão ampliados no Mato Grosso

Chefe do Núcleo, Anderson Alves, ao lado da placa que marca o novo espaço da unidade
Mais projetos de levantamentos aerogeofísicos e de avaliação de recursos minerais serão possíveis com a ampliação das instalações do Núcleo de Apoio de Cuiabá do Serviço Geológico do Brasil.

O Diretor-presidente do SGB-CPRM, Esteves Colnago, e o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Marcio Remédio, estiveram na capital mato-grossense para um encontro de trabalho - nesta segunda-feira (18) - e formalizaram a entrega do novo espaço onde funcionará o Núcleo, que fica em um prédio compartilhado com Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).

O Núcleo está vinculado à Superintendência Regional de Goiânia e é reconhecido pela sua atuação no mapeamento geológico e de recursos minerais na região.

"Destaco a celebração de convênios e parcerias que garantiram projetos de levantamentos aerogeofísicos, projetos temáticos de avaliação de recursos minerais e projetos sistemáticos de mapeamento e recursos minerais", apontou Colnago - fazendo referência às pesquisas já realizadas pela unidade.

O Diretor-presidente disse, ainda, que a Diretoria Executiva não poupou esforços para ampliar o orçamento de 2023 e investir em mais mapeamentos geológicos,  geoquímicos e geofísicos na região - que é uma região de fronteira do País e está em plena expansão de seu potencial mineral.

O chefe do Núcleo, Anderson Alves, destacou que a atuação no Mato Grosso acontece desde 1973 e que, com a ampliação, o SGB-CPRM poderá desempenhar mais ações e estudos, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico de todo o Estado.

O diretor Márcio Remédio concorda - já que "é preciso conhecer as potencialidades minerais da região e isso só será possível com mais investimentos em pesquisas e em um trabalho conjunto entre SGB-CPRM, governos, academia e empresas", concluiu. O assessor da DGM, Gilmar Rizzotto  também integrou a comitiva em Cuiabá.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br
  • Imprimir