Parceria entre Serviço Geológico do Brasil e governo do Piauí impulsiona potencial mineral do estado

Quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Parceria entre Serviço Geológico do Brasil e governo do Piauí impulsiona potencial mineral do estado

Iniciativa visa atrair investidores e fomentar o desenvolvimento do estado piauiense


Foto: cidadeverde

Em reunião realizada na terça-feira (23), o Serviço Geológico do Brasil (SGB) e os gestores da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento, Mineração e Energias Renováveis do Piauí deram um passo importante para o avanço do setor mineral no estado. O foco do encontro foi a definição dos termos do acordo de cooperação técnica, visando realizar um diagnóstico abrangente do potencial mineral do Piauí.

O diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Valdir Silveira, enfatizou o progresso já alcançado no mapeamento de minerais na região. Ele assegurou que o trabalho está em andamento e que o cronograma para a entrega do material será divulgado em breve. "Estamos comprometidos em fazer isso acontecer. Já estamos coordenando com a equipe responsável e, nos próximos dias, definiremos as datas e prazos para a entrega dos produtos. Nosso objetivo é estabelecer tudo de forma clara e precisa", declarou Silveira.

Além disso, Valdir salientou a perspectiva de novos projetos e parcerias com o governo do estado, com o intuito de explorar diferentes áreas de mineração e geologia, incluindo recursos minerais e gemas, como a opala de Pedro II e o fosfato da região de Jacobina. "Estamos traçando projetos que irão mostrar ao investidor o potencial do Piauí, tornando o estado um local atraente para o setor mineral", ressaltou.

O superintendente do SGB no Piauí, Jean Ricardo, reforçou o compromisso da equipe em entregar os resultados o mais rápido possível, visando impulsionar o setor mineral e trazer riquezas para o estado.

A secretária da Mineração, Paula Sampaio, expressou sua gratidão pela parceria e falou da relevância do diagnóstico para atrair investidores e fomentar o desenvolvimento do estado piauiense. "Esse é um processo no qual estamos empenhados desde julho do ano passado. Com a formalização desse termo de cooperação e os esclarecimentos obtidos nessa reunião, estamos mais perto de alcançar uma importante meta estabelecida pelo governador Rafael Fonteles", concluiu a gestora.

Veja aqui matéria sobre participação do SGB em reunião com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, e seu secretariado.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br


  • Imprimir