PI: rios estão acima da cota de inundação em Luzilândia, Barras e Esperantina

Segunda-feira, 15 de abril de 2024

PI: rios estão acima da cota de inundação em Luzilândia, Barras e Esperantina

Municípios são monitorados pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba, que está em operação desde o final de março devido às chuvas na região

Rio Marathaon atingiu 4,27 m em Barras (PI) (Foto: TV Clube/Divulgação)
O estado do Piauí enfrenta enchentes devido às fortes chuvas na região. Nos municípios de Luzilândia, Barras e Esperantina os rios estão acima da cota de inundação, conforme indica Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba, divulgado nesta segunda-feira (15), às 15h, pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). As medições foram realizadas por volta de 14h e a tendência é que os níveis recuem nas próximas horas.

De acordo com os dados, o rio Parnaíba está na marca de 5,84 m no município de Luzilândia. A cota está 14 cm acima da cota de inundação, fixada em 5,7 m. A projeção é que o nível permaneça estável nas próximas horas.

O Rio Marathaon atingiu 4,27 m em Barras, com previsão de reduzir para 4,24 m. A cota de inundação é fixada em 4,20 m. Já o Longá registrou 7,47 m em Esperantina, com previsão de reduzir para 7,38 m – com o recuo, ficará abaixo da cota de inundação, de 7,40 m.

No boletim, o SGB apresenta previsões para outras seis cidades. Segundo dados do monitoramento, o Rio Parnaíba, em Barão de Grajaú, está na marca de 5,06 m e deve reduzir para 4,57 m. Em Teresina/Timon, a cota atual é de 5,15 m e deve descer para 5 m. No município de Coelho Neto, o nível de 6,81 m deve reduzir para 6,79 m. Já o Rio Poti, em Teresina, está em 6,45 m e deve reduzir para 6,07 m.

Prevenção de desastres

Com a emissão de boletins de alerta, por meio do Sistema de Alerta Hidrológico, o SGB gera previsões sobre os níveis que os rios devem alcançar. Dessa forma, é possível antecipar cenários e subsidiar atividades de prevenção e apoio às populações afetadas por inundações. Uma das ações que podem ser realizadas, por exemplo, é a remoção de pessoas de áreas com possibilidade de serem inundadas.

Todos os boletins do SAH Parnaíba estão disponíveis na plataforma do Sistema de Alerta (SACE).


Leia mais notícias do Serviço Geológico do Brasil:

>>Município de Teresina (PI) conta com mapa que indica áreas com risco de inundação

>>Pantanal: apesar de previsões de chuvas, cenário na Bacia do Rio Paraguai ainda é crítico

>>Chuvas em Alagoas: tem início monitoramento que alerta sobre riscos de inundação em municípios
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir