PDAC 2024: reunião inédita com Serviço Geológico do Canadá abre caminhos para parcerias estratégicas

Terça-feira, 05 de março de 2024

PDAC 2024: reunião inédita com Serviço Geológico do Canadá abre caminhos para parcerias estratégicas

Pesquisadores dialogaram sobre projetos, nesta segunda-feira (4), em especial pesquisas relacionadas aos minerais críticos e estratégicos para transição energética

Pesquisadores do SGB e do CGS se reuniram no Brasil Pavilion, no PDAC (Foto: Pablo Peixoto/SGB)
Uma reunião inédita, entre os Serviços Geológicos do Brasil (SGB) e do Canadá (CGS, na sigla em Inglês), abre oportunidades para fortalecer a relação bilateral entre os países e para avançar em parcerias estratégicas no campo das geociências. Nesta segunda-feira (4), durante o PDAC 2024, que acontece em Toronto, no Canadá, pesquisadores das instituições dialogaram sobre temas de interesse comum, em especial mapeamento geológico e pesquisas sobre minerais críticos para transição energética.

O CGS é um dos serviços geológicos de referência mundial. Esse diálogo é importante para o desenvolvimento de projetos conjuntos e para o intercâmbio de informações e tecnologias essenciais para aprimorar a capacidade técnico-científica dos países.


“Foi uma oportunidade de compreender os aspectos gerais do CGS, em termos de corpo técnico, distribuição e principais linhas de atuação, além de conhecer sua experiência em estudos temáticos de modelamento mineral e aplicação de metodologias inovadoras, que envolvem inteligência artificial (IA) e machine learning”, explicou a assessora da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais Lúcia Travassos.

Outros assuntos também abordados foram os levantamentos básicos (mapeamento geológico, aerogeofísica e geoquímica prospectiva) e atuação do CGS no mapeamento de áreas de risco geológico. Este encontro trouxe perspectivas para estabelecimento de futuras parcerias técnicas de interesse das duas instituições.


Além de Lúcia, participaram da reunião, representando o SGB, o coordenador executivo, Maurício Pavan, o gerente regional de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência de Goiânia, Jônatas Carneiro, a pesquisadora Sulsiene Machado, e o coordenador executivo da DHT Almir Costa. O Serviço Geológico Canadense foi representado pela diretora-executiva, Geneviève Marquis, e pelo pesquisador sênior Wouter Bleeker.

Site SGB-PDAC

O SGB criou um site especificamente desenvolvido para compilar os estudos que serão destacados durante o PDAC 2024. Acesse aqui.


Missão brasileira

Pesquisadores e a diretoria-executiva do SGB participam da comitiva brasileira – coordenada pela Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), para missão oficial à Convenção Anual da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC 2024), que ocorre até 6 de março, em Toronto, Canadá.

O principal objetivo do SGB no PDAC 2024 é apresentar para a comunidade internacional o potencial mineral do Brasil, por meio de palestras técnicas e apresentação de projetos e produtos. Além disso, a instituição busca fortalecer e ampliar a rede de cooperação com instituições de pesquisa internacionais e governos de outros países.

O SGB é representado no PDAC 2024 pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira; a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Alice Castilho; pela assessora da DGM Lúcia Travassos; pela chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM), Maísa Abram; pelos coordenadores executivos da DGM Maurício Pavan, Izaac Cabral e Eduardo Duarte Marques; pelo gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Goiânia (SUREG-GO), Jônatas Carneiro; pelo coordenador executivo do Departamento de Gestão Territorial da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DEGET), Almir Costa; pelos(as) pesquisadores(as) em geociências Sulsiene Machado de Souza Gaia, Michele Cunha Graça e Eduardo Moussalle Grissolia (DGM); pelo assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte; pela assessora parlamentar da Presidência Sabrina Soares de Araújo Góis; e pelo assessor da Presidência Marcio José Remédio.

Também participam da Missão Oficial Brasileira à Convenção PDAC 2024 representantes da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), da Câmara de Comércio Brasil-Canadá em Toronto (BCCC) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), além das empresas patrocinadoras.

Fotos: Pablo Peixoto/SGB
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir