PDAC 2024: SGB participa de encontro para estimular investimentos no Brasil

Segunda-feira, 04 de março de 2024

PDAC 2024: SGB participa de encontro para estimular investimentos no Brasil

Nesta segunda-feira (4), reunião com a Invest Alberta tratou de parcerias para estreitar laços


Maurício com os pesquisadores Eduardo e  Izaac, em encontro com representantes da Invest Alberta e da cidade de Calgary (Foto: Pablo Peixoto/SGB)

Nesta segunda-feira (4), o coordenador executivo do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Maurício Pavan, juntamente com os pesquisadores Eduardo Grissolia e Izaac Cabral, participaram de encontro com representantes da Invest Alberta e da cidade de Calgary, durante o PDAC 2024, em Toronto, Canadá.

Entre os objetivos, além de tratar de parcerias, os representantes do grupo queriam informações sobre áreas e depósitos interessantes e sobre empresas brasileiras que trabalham com esse tipo de pesquisa, para fazer uma conexão entre empresas canadenses e brasileiras.

Foram apresentados os projetos que o SGB vai leiloar nos próximos anos, como uma forma de compartilhar com as empresas canadenses essas informações para que eventualmente elas se interessem e venham a participar dos leilões. Outro ponto de interesse deles foi sobre como funciona a regulação e a parte de licenciamento ambiental no Brasil.

“Como representantes da delegação brasileira, vamos colocá-las em contato com a ADIMB e o IBRAM para que possam prospectar algum apoio ou alguma forma de envolvimento das empresas canadenses”, informou Maurício.

Além disso, as representantes canadenses vão colocar o SGB em contato com o Serviço Geológico de Alberta para estreitar laços, como já está sendo feito com outros serviços geológicos do Canadá.

Saiba mais sobre a Invest Alberta

Uma das principais organizações de atração de investimentos da América do Norte – a Invest Alberta – agiliza as operações comerciais, promove a colaboração e trabalha diretamente com investidores, em todo o mundo, para iniciar ou expandir operações em Alberta, Canadá.

A Invest Alberta trabalhou com agências de desenvolvimento econômico, instituições educacionais e vários outros setores para atrair, com sucesso, quase US$ 20 bilhões em investimentos e criar mais de 27.000 empregos.

Há muito conhecida como a capital energética do Canadá, Alberta tem uma propensão para a resolução de problemas, o que a tornou líder na transição energética. Além disso, abriga alguns dos melhores recursos renováveis ​​do Canadá – de energia eólica e solar a bioenergia e geotérmica – bem como o primeiro centro industrial de hidrogênio do país. Alberta também é um centro de novas tecnologias, que vão de sistemas de aeronaves pilotadas remotamente à Inteligência Artificial.

Site SGB-PDAC

O SGB criou um site especificamente desenvolvido para compilar os estudos que serão destacados durante o PDAC 2024. Acesse aqui.

Missão brasileira

O SGB é representado, no PDAC 2024, pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira; a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Alice Castilho; pela assessora da DGM Lúcia Travassos; pela chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM), Maísa Abram; pelos coordenadores executivos da DGM Maurício Pavan, Izaac Cabral e Eduardo Duarte Marques; pelo gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Goiânia (SUREG-GO), Jônatas de Sales Macedo Carneiro; pelo coordenador executivo do Departamento de Gestão Territorial da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DEGET), Raimundo Almir Costa da Conceição; pelos(as) pesquisadores(as) em geociências Sulsiene Machado de Souza Gaia, Michele Cunha Graça e Eduardo Moussalle Grissolia (DGM); pelo assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte; pela assessora parlamentar da Presidência Sabrina Soares de Araújo Góis; e pelo assessor da Presidência Marcio José Remédio.

Também participam da Missão Oficial Brasileira à Convenção PDAC 2024 representantes da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), da Câmara de Comércio Brasil-Canadá em Toronto (BCCC) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), além das empresas patrocinadoras.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br



  • Imprimir