Novo estudo contribui para crescimento planejado do município de Vargem Alta (ES)

Segunda-feira, 01 de abril de 2024

Novo estudo contribui para crescimento planejado do município de Vargem Alta (ES)

Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização traduz a capacidade dos terrenos para suportar os diferentes usos e práticas da engenharia e do urbanismo, com maior nível de segurança

 Da área destinada à expansão urbana em Vargem Alta (ES), 58% foi caracterizada como de baixa aptidão (Foto: Divulgação)
Um novo estudo, realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) em Vargem Alta, no Espírito Santo, é estratégico para o crescimento planejado do município. Na primeira Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização publicada em 2024, o SGB apresenta informações sobre os tipos de terrenos e traduz a capacidade de cada unidade para suportar os diferentes usos e práticas da engenharia e do urbanismo, com o mínimo de impacto possível e com o maior nível de segurança para a população. O documento está disponível aqui.

Os levantamentos são feitos em regiões metropolitanas e zonas não ocupadas, que caracterizam áreas de expansão no médio e longo prazos. De acordo com os dados, 58% da área indicada foi caracterizada como de baixa aptidão, devido às condições geomorfológicas do município, que possui “relevo acidentado e com predomínio de altas declividades”, explica o pesquisador do SGB Douglas Cabral, coordenador técnico das Cartas Geotécnicas.

No entanto, 20% têm média, e outros 20%, alta aptidão para ocupação. “As informações mostram que há locais a serem ocupados de forma mais ordeira e menos custosa, evitando que novas áreas de risco geológico surjam no futuro”, afirma Cabral. O pesquisador acrescenta que os dados apresentados dão condições para o município “gerir novas ocupações e proporcionar aumento da área urbana, de maneira mais segura”.

Na Carta Geotécnica, o SGB também faz recomendações para a ocupação segura das áreas. No caso de Vargem Alta, uma das ações sugeridas é evitar a cultura de corte e aterro de encostas e a preservação de bons sistemas de drenagens.

As Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização são documentos previstos no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais. Desde 2017, o SGB já elaborou cartas para 20 municípios.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir