Novas medidas valorizam funcionários e tornam gestão do SGB mais participativa

Quarta-feira, 03 de abril de 2024

Novas medidas valorizam funcionários e tornam gestão do SGB mais participativa

Diretor-presidente Inácio Melo comunicou a inclusão de técnicos na Câmara Técnico-Científica, mudanças nos processos demandados pela AGEN e CONAE, além da formação de grupos de trabalho entre membros da gestão e colaboradores

 Melo destaca o compromisso em fortalecer o Serviço Geológico do Brasil (Foto: Pablo Peixoto/SGB)
Novas medidas, anunciadas na terça-feira (2) pelo diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Inácio Melo, irão tornar a gestão mais participativa, garantir transparência e promover a valorização dos funcionários. As mudanças incluem a participação de técnicos na Câmara Técnico-Científica; otimização de processos demandados por órgãos de classe e formação de grupos de trabalho entre membros da gestão e representantes dos colaboradores.

Essas transformações atendem a demandas apresentadas por profissionais durante visita do diretor-presidente à Superintendência de Salvador (Sureg-SA), além de estarem alinhadas ao compromisso em fortalecer a instituição. “Foi um encontro marcante, onde ouvimos diretamente de vocês – o coração do SGB – suas valiosas demandas e sugestões. Vocês expressaram o desejo de ver um SGB mais humano, moderno, igualitário; uma visão que compartilhamos e pela qual estamos comprometidos a lutar”, afirmou Melo.

Confira aqui o anúncio das medidas.


Participação e novas oportunidades

A partir de agora, técnicos poderão fazer parte da Câmara Técnico-Científica do SGB, que integra a estrutura do Departamento de Recursos Humanos (DEHRU). Além de ampliar a participação de funcionários em decisões importantes, a medida tomada por Inácio Melo abre possibilidades para o desenvolvimento profissional por meio do Programa de Pós-Graduação do SGB. Com essa mudança, técnicos poderão participar dos processos seletivos para especialização, mestrado e doutorado.

O SGB também ganhará grupos de trabalho compostos por membros da gestão e representantes dos empregados. Entre as missões, está a elaboração de cartilhas informativas para dar mais transparência às rotinas e processos. Para os terceirizados, Melo anunciou uma maior participação de órgãos de classe na criação de termos de referência e editais.

Mais eficiência e transparência em processo da AGEN e CONAE

A outra medida permitirá que a Associação de Geólogos e Engenheiros da CPRM (Agen) e a Coordenação Nacional das Associações de Empregados da CPRM (Conae) possam registrar demandas por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). “Essa é uma mudança simples, mas significativa, que aumenta nossa eficiência e transparência, permitindo que todos tenham voz ativa na gestão do SGB”, destacou o diretor-presidente.

Inácio Melo reforçou que este é apenas o começo: “A nossa visão para o SGB vai muito além das conquistas que celebramos hoje. Queremos continuar a avançar, a inovar e a superar desafios; sempre com vocês”.


Leia mais notícias do Serviço Geológico do Brasil:

>>Programa de capacitação técnica para pesquisa em bacias sedimentares

>>Pesquisas que impulsionam o desenvolvimento da Paraíba são destaque na 7ª Caravana Federativa

>>Geologia marinha: SGB participa de expedição científica na região da Margem Equatorial

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir