Quarta-feira, 09 de fevereiro de 2022

Nova marca do Serviço Geológico do Brasil consolida reposicionamento da empresa



A nova marca do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) foi lançada, na manhã desta quarta-feira (9), durante a Semana da Mineração - promovida pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
A evolução da marca une estratégias para renovar o posicionamento, conceito, identidade visual e linguística da marca SGB-CPRM - e irá impactar a tipografia, traços visuais e cores.

Conceito e Estética
A tipografia proposta consolida a sigla e a linha inferior a sigla CPRM continua, como utilizada atualmente. Já fonte e a sobreposição de letras foram pensadas para dar efeito de integração e representar as várias unidades da empresa - que estão distribuídas em diversas cidades do país.

Já na paleta de cores, o azul representa os recursos hídricos brasileiros - que também são alvo da atuação do SGB. Assim como o amarelo, que representam o setor mineral. E o branco, que inspira a clareza para gerar e disseminar conhecimento geocientífico. E, por fim, o verde, que marca as ações para o desenvolvimento sustentável e socioambiental do Brasil.

Aspectos técnicos
A logo foi modernizada com a inserção de barras arredondadas nas partes inferior e superior, em verde e amarelo, mantendo formato semelhante ao da logotipo atual. De modo estratégico, buscou-se imprimir na nova logotipo um formato semelhante a um olho, reforçando aspectos que fazem parte da missão, visão e valores do SGB por meio da sua atuação: olhar, observar, pesquisar, notar, apontar.

Para a transição no processo de rebranding, foi criado o slogan CPRM é SGB, SGB é BRASIL, reforçando novamente o papel da empresa em servir e atuar em todo e para todo o país.

Esse é um trabalho de extrema importância, considerando o momento de mudança pelo qual a empresa passa para um novo posicionamento institucional.


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br
  • Imprimir