Missão à Rússia: diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil destaca projetos que fortalecem cadeia produtiva do setor alimentício

Segunda-feira, 05 de fevereiro de 2024

Missão à Rússia: diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil destaca projetos que fortalecem cadeia produtiva do setor alimentício

Inácio Melo integra comitiva brasileira que participa da PRODEXPO 2024, uma das maiores feiras internacionais de alimentos, bebidas e matérias-primas alimentares

Diretor-presidente do SGB faz parte da comitiva parlamentar que participa do evento
Em missão internacional à Rússia, nesta semana, o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Inácio Melo, compartilhará com representantes de outros países alguns dos principais projetos que fortalecem a cadeia produtiva do setor de alimentos e bebidas. Entre eles, as pesquisas sobre agrominerais (suprimentos para a cadeia produtiva do agronegócio) e estudos que envolvem recursos hídricos (essenciais para atividades produtivas).

A apresentação das iniciativas ocorre durante agenda na PRODEXPO 2024 – 31a Feira Internacional de Alimentos, Bebidas e Matérias-Primas Alimentares, iniciada nesta segunda-feira (5), em Moscou. Inácio Melo foi convidado por senadores para compor a comitiva brasileira no evento, um dos maiores do mundo na temática.

Segundo o diretor-presidente, essa é uma oportunidade ímpar para apresentar ao mundo como o SGB aplica, há mais de 50 anos, o conhecimento geocientífico em ações que beneficiam o Brasil e outras nações. “Reconhecemos a importância global desse setor, que atende a uma necessidade básica do ser humano e envolve uma rede complexa, movimentando a economia global. Nosso trabalho contribui para impulsionar as atividades e atrair novos investimentos para o Brasil”, enfatiza.


Ações inovadoras

As pesquisas do SGB revelam o potencial do país para ampliar a produção de minerais estratégicos para a agricultura, como fosfato e potássio (insumos para a agricultura), além de abrirem caminhos para o uso de rochas silicáticas como fontes alternativas de fertilizantes. “Todas essas iniciativas representam redução de custos, maior eficiência e produtividade para o agronegócio brasileiro”, afirmou o diretor-presidente do SGB, enfatizando que as pesquisas ajudam a assegurar a soberania nacional na produção de alimentos.

O SGB também tem expertise em temas relacionados à água, sendo responsável pelas certificações tanto da água mineral produzida no Brasil quanto das importadas, por meio da Rede de Laboratórios de Análises Minerais (Rede LAMIN). Além disso, realiza monitoramento e estudos que contribuem para a gestão das águas, o que é essencial para as atividades produtivas, desde o momento da irrigação agrícola até a produção industrial.

Comitiva brasileira
O diretor-presidente Inácio Melo fará parte da comitiva parlamentar liderada pelos senadores Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), 1º vice-presidente do Senado Federal; Irajá Silvestre Filho (PSD-TO), presidente do Grupo BRICS no Senado Federal; e Mecias de Jesus (Republicanos-RR), 1º secretário do Grupo BRICS no Senado Federal.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

  • Imprimir