Sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Mapa Geológico da América do Sul será lançado na Colômbia

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) vai participar, em Bogotá, do lançamento do Mapa Geológico da América do Sul, na escala 1:5M, entre 26 e 29 de novembro. Além do lançamento, a comitiva brasileira vai participar de reuniões técnicas bilaterais, conferências e visitas a museus e embarcações geofísicas em Cartagena das Índias.

Liderado e financiado pela CPRM e pelo Serviço Geológico Colombiano, o Mapa Geológico da América do Sul será lançado em 26 de novembro, em Bogotá
A iniciativa do Mapa Geológico é da Subcomissão para a América do Sul, da Comissão da Carta Geológica do Mundo (CGMW), em parceria com a Associação de Serviços de Geologia e Mineração Ibero-Americanos (ASGMI) e os serviços geológicos do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai, além de universidades e institutos de pesquisa do continente.

A elaboração do Mapa foi liderada e financiada pelos serviços geológicos do Brasil e da Colômbia, e seu lançamento foi acordado durante o Seminário sobre Hidrogeologia e Cartografia Hidrogeológica, que ocorreu no escritório do Rio de Janeiro da CPRM em setembro deste ano.

De acordo com o pesquisador em geociências da CPRM Carlos Schobbenhaus, o lançamento coroa um trabalho de quatro anos, do qual participaram mais de 50 especialistas de diversos países. “O Mapa Geológico da América do Sul é um instrumento de planejamento fundamental, porque permite, assim como acontece com a utilização de outras escalas de síntese, a visão e o diagnóstico do contexto geológico em escala continental”, afirma o pesquisador, que foi um dos coordenadores da elaboração do Mapa.

Schobbenhaus destaca a importância do mapa para uma visão integradora da geologia do continente e explica que o trabalho não é de benefício restrito às geociências, mas interessa também às áreas da educação e planejamento estratégico, por exemplo.

A comitiva brasileira que vai participar do lançamento do Mapa em Bogotá será composta pelo secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e energia (MME), Alexandre Vidigal, pelo diretor-presidente da CPRM, Esteves Colnago, pela chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais da CPRM, Maria Glicia Coutinho, e pelos pesquisadores em geociências da CPRM Leda Maria Barreto e Carlos Schobbenhaus.

Durante a visita à Colômbia, o Brasil vai propor a construção de um mapa do patrimônio geológico da América do Sul, a partir de cooperação internacional, a fim de reconstruir a memória geológica da Terra. O propósito é registrar sítios geológicos, essenciais para o entendimento da origem, formação e evolução da vida e do planeta.



Ana Isabel Mansur
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
ana.dias@cprm.gov.br



  • Imprimir