Integração e inovação em alertas de desastres: avanços na implementação do sistema Cell Broadcast

Sexta-feira, 12 de abril de 2024

Integração e inovação em alertas de desastres: avanços na implementação do sistema Cell Broadcast

Iniciativa é fundamental para promover comunicação e recepção de informações com mais eficiência, beneficiando a sociedade em geral


Representantes do SGB, Abin, Defesa Civil Estadual, Divisão de Gestão de Risco e Desastres da DCRS, Gerência Regional da Anatel e do Corpo de Bombeiros Militar do RS. Foto: Divulgação Abin

Nesta semana, o superintendente do Serviço Geológico do Brasil (SGB) de Porto Alegre, Franco Buffon, participou de encontro na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), juntamente com representantes da Casa Militar–Subchefia de Proteção e Defesa Civil, ocasião em que profissionais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresentaram atualização e prognóstico sobre o início da operacionalização da ferramenta Cell Broadcast e trataram de assuntos relacionados à gestão de riscos e desastres.

O Cell Broadcast é um sistema de alertas, determinado pela Anatel às operadoras de telefonia, em que os usuários receberão a informação de alerta, por mensagem de texto, sobreposta ao conteúdo que eventualmente estejam acessando no celular. Um dos pontos mais significativos é que o recebimento do alerta não irá depender de cadastro, ou seja, se o cidadão estiver na área incluída no risco de desastre, receberá a informação – uma funcionalidade essencial para garantir que avisos urgentes cheguem à população de forma eficaz e imediata.

Buffon explicou que a participação do SGB na reunião foi como instituição que atua na emissão de alertas e no mapeamento das áreas de risco: “Nós somos parte essencial da cadeia de geração de alertas, pois fornecemos informações essenciais através dos nossos sistemas de alerta hidrológico. Esses boletins são enviados regularmente para a defesa civil, ajudando-os a decidir se é necessário emitir alertas de emergência ou não”, informou.

Ele destacou ainda a importância da reunião ao comentar que ela proporcionou uma excelente oportunidade para conhecer as ferramentas e tecnologias oferecidas pela Anatel. “Isso pode estimular um alinhamento institucional entre os órgãos, como o SGB, que estão engajados na prevenção de desastres. Esse alinhamento é fundamental para promover uma comunicação e recepção de informações mais eficiente, beneficiando assim a sociedade como um todo”, afirmou.

A ferramenta será usada nacionalmente e poderá enviar mensagens específicas para um município ou região. A coordenação e os ajustes para operacionalização do sistema também têm sido realizados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (CENAD), órgão vinculado ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

Na ocasião, também foram discutidas as possibilidades e apresentada a capacidade de apoio dos órgãos federais à defesa civil, em casos de desastres.

Estavam presentes, representando a Defesa Civil Estadual, o subchefe da Casa Militar, Proteção e Defesa Civil, coronel Dias de Castro, e o chefe da Divisão de Gestão de Risco e Desastres da DCRS, tenente-coronel Brum, além de representantes da Gerência Regional da Anatel e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br




  • Imprimir