Inscrições abertas para o Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral 2022

Quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Inscrições abertas para o Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral 2022



Comandado pelo Comitê Temático Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de Base (CT RedeAPLmineral), o Prêmio Melhores Práticas em Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral 2022 reconhecerá ações de destaque na área - as inscrições seguem até 24 de outubro.

O prêmio integra o XVIII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral (XVIII SNAPLBM) e é uma iniciativa do CT RedeAPLMineral. O evento de premiação e de debate sobre o tema acontece no final do ano, em Teresina (PI), e conta com a participação do SGB-CPRM.

A congratulação é direcionada aos trabalhadores da mineração de micro, pequeno e médio porte, com práticas em arranjos produtivos locais de base mineral. Podem concorrer ao prêmio pessoas físicas ou jurídicas, atores e instituições, que obtenham resultados exitosos nesse setor.

As atividades inscritas devem compor um desses segmentos da mineração: Água mineral; Agregados para a construção civil (brita, areia, cascalho, argila); Agrominerais; Calcário, cal e cimento; Cerâmica de revestimento; Cerâmica vermelha; Gemas, joias, metais preciosos e afins; Gesso; Rochas e minerais em pegmatitos; Rochas ornamentais; ou Sal marinho.

São temáticas do Prêmio: Mineração; Formalização; Organização da produção; Transferência e disseminação de tecnologia e inovação; Treinamento/capacitação; Inclusão social; Gestão e governança; Meio ambiente, saúde, segurança e higiene do trabalho; e Planejamento.

O tópico escolhido precisa fazer parte de ações e mecanismos de organização, ou do desenvolvimento e fomento de cunho legal, tecnológico, organizacional, educacional, comercial, ou ambiental.

Com 11 critérios de julgamento, a premiação contará com uma comissão avaliadora, da qual o chefe da Divisão de Minerais e Rochas Industriais do SGB-CPRM, Michel Marques Godoy, fará parte. Para inscrições, é necessário submeter o trabalho concorrente na página do XVIII SNAPLBM, que também disponibiliza o regulamento e demais informações sobre a ação.

XVIII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral

Reunir experiências brasileiras em APL de base mineral e divulgar as potencialidades da mineração brasileira estão entre os objetivos do XVIII SNAPLBM. A edição de 2022 do encontro discutirá o tema "Planejamento e Gestão para Estruturação e Sustentabilidade dos APL de Base Mineral", em um evento híbrido e gratuito, a ser realizado nos dias 30 de novembro a 03 de dezembro de 2022, em Teresina (PI) e virtualmente.

Michel Marques Godoy integrará o comitê técnico-científico do evento, representando ações voltadas ao extensionismo mineral, área que será desdobrada por ele em painéis do encontro.

Ao pensar sobre o tema do XVIII SNAPLBM, o geólogo afirma: “as APLs de base mineral são uma área temática dentro da mineração muito importante porque tratam da pequena e média mineração e de todas as ações que estão voltadas a essa parcela, que é muito grande da mineração brasileira. Em termos de empreendimento mineral, mais de 80% são de pequeno e médio porte. Então, existem várias questões de demandas desse setor, como legalização e desenvolvimento de melhores práticas”.

Amanda Rosa
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir