Gestores discutem soluções estratégicas durante encontro do Serviço Geológico do Brasil

Segunda-feira, 18 de julho de 2022

Gestores discutem soluções estratégicas durante encontro do Serviço Geológico do Brasil

Durante a programação do I ENAG, o Balcão de Soluções gerou debate entre os participantes em busca da melhoria de processos da empresa

Representantes das áreas do SGB discutem estratégias e processos no Balcão de Soluções

O I Encontro Nacional de Gestores do Serviço Geológico do Brasil (ENAG), realizado nesta semana no Rio de Janeiro, colocou em pauta a discussão de estratégias que devem permitir o melhor andamento de demandas entre as áreas da empresa. Com a participação efetiva de superintendentes, chefes de departamento, residências e núcleos, além de representantes da Diretoria Executiva, o debate aconteceu durante o Balcão de Soluções, realizado na quarta-feira (13) após a apresentação das áreas e encerrou o Encontro.

O Balcão de Soluções consistiu em uma rodada de negociações e debate entre os representantes de cada área do Serviço Geológico do Brasil com a proposição de medidas que podem beneficiar e permitir melhor fluidez das demandas. Trata-se de uma estratégia inovadora e moderna, utilizada em grandes eventos de startups, onde soluções são propostas a partir de visões diferentes sob o mesmo objetivo. Para o diretor-presidente do SGB, Esteves Colnago, o Balcão foi bastante oportuno e está alinhado com os propósitos da diretoria em promover melhorias na empresa nos âmbitos estratégico e administrativo.

Esteves Colnago destacou o caráter colaborativo das discussões durante o I ENAG

“Estamos construindo um Serviço Geológico de forma colaborativa, onde visões estratégicas têm sido colocadas e estamos adaptando à nossa realidade. Este encontro foi necessário e bastante produtivo, onde os gestores puderam compartilhar a sua realidade para que juntos possamos evoluir, implantar melhorias. O Balcão de Soluções foi um momento especial, onde cada gestor pode ouvir e também expor estratégias de forma que haja uma construção coletiva em benefício da nossa empresa”, disse Colnago.

O Balcão foi proposto pelo diretor de Administração e Finanças, Cassiano Alves, que avaliou positivamente a realização na programação do ENAG.

Para o diretor Cassiano Alves, o Balcão de Soluções foi exitoso.

“Este tipo de negociação é bastante comum em grandes eventos, uma prática pautada pela inovação para debater e encontrar soluções para empresas e negócios. Quando propus o Balcão como um dos momentos da programação do nosso Encontro, tinha certeza de que seria exitoso por ser um formato inovador para o SGB/CPRM, e fico muito satisfeito em chegar ao final do evento e constatar que foi um sucesso, que teve proposições assertivas e que os gestores saíram daqui mais confiantes nos projetos da instituição. Que este seja o primeiro de muitos encontros do SGB”, destacou Cassiano Alves ao encerrar a programação.

A diretora de Hidrologia e Gestão Territorial, Alice Castilho, participou do Balcão de Soluções e também avaliou positivamente a iniciativa. “O Balcão de Soluções foi um momento dedicado a ouvirmos as demandas de cada unidade e área, identificarmos soluções, dirimirmos dúvidas, nivelarmos expectativas e alinharmos estratégias. Tudo isto de forma presencial, o que é muito mais proveitoso”, destacou a gestora.

Alice Castilho participou do Balcão de Soluções ao lado de gestores da DHT.

Para o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Marcio Remédio, a integração entre os colaboradores do Serviço Geológico do Brasil é fundamental. “Estamos retornando de um período de distanciamento em decorrência da pandemia e esse momento de socialização é muito importante para que todos possam saber quem é o seu colega que muitas vezes está do outro lado da tela. Isso proporciona uma melhoria de relacionamento e agiliza o processo de soluções. O Encontro foi bastante positivo e cumpriu com o objetivo de trocar experiências e promover o melhor desempenho das nossas atividades”, avaliou o gestor.

Na avaliação de Paulo Romano, titular da Diretoria de Infraestrutura Geocientífica, a discussão de estratégias, a troca de experiências e a proposição de soluções marcaram o evento.

Paulo Romano destaca perfil democrático e transparente na gestão do SGB.

“Em um momento em que estamos caminhando para reestruturar a nossa empresa, este encontro se torna fundamental, sobretudo pelo caráter colaborativo. É gratificante ver o empenho dos gestores e suas equipes, isso nos motiva a seguir neste caminho para transformar o Serviço Geológico em uma empresa com entregas satisfatórias por meio de processos inovadores. O evento foi pautado pelo desenvolvimento e a participação dos nossos colaboradores foi bastante positiva. Transparência, compartilhamento e democratização da gestão é uma marca desta diretoria”, disse Paulo Romano.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
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