Segunda-feira, 25 de março de 2019

Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM capacita equipe em práticas de hidrometria

Equipe da GEHITE/SP composta por engenheiros, técnicos de hidrologia e auxiliares de campo em treinamento na estação Visconde de Mauá Medição de vazão com Flowtracker - Caluan e equipe formada por Vinicius, Machado, Rodrigo e Maíra – foto de Vanesca Medeiros Entre os dias 11 e 16 de março, foi realizado o Treinamento de Práticas de Hidrometria pelos integrantes da equipe de hidrologia da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional de São Paulo (GEHITE/SP). Seu objetivo é capacitar para as melhores práticas e procedimentos de realização de diversas atividades na Operação da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) e Rede Hidrometeorológica Nacional de Referência (RHNR).

Realizado nas estações Ponte do Souza e Visconde de Mauá, localizadas na Serra da Mantiqueira, o treinamento faz parte da programação anual das atividades de hidrologia do Termo de Cooperação entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). As atividades incluídas no curso foram: Medição de descarga líquida com molinete e Flowtracker, nivelamento de réguas, levantamento de seção transversal e operação de estações automáticas e telemétricas.

“Para selecionar as atividades prioritárias no treinamento foi levada em conta a percepção dos pesquisadores que avaliam as atividades desenvolvidas em campo e a percepção dos próprios técnicos sobre suas habilidades e limitações na realização de todas as atividades básicas de operação da rede hidrológica da regional de São Paulo”, explica o engenheiro Caluan Capozzoli, um dos ministrantes do curso.

No treinamento são compartilhados os conhecimentos adquiridos pelos técnicos e engenheiros ao longo do tempo, tanto em treinamentos internos como externos realizados com a ANA, CPRM e USGS. Nele os participantes foram divididos em grupos de 4 ou 5 integrantes e realizaram as atividades programadas supervisionados e orientados por um profissional com maior experiência na atividade específica.

Marcos Salviano dando orientações sobre telemetria para Natal e Luana – foto de Joilson Santana Ministraram o treinamento os engenheiros da CPRM Caluan Capozzoli, Érico Lima, Marcos Salviano e Ricardo Almeida e os técnicos Antônio Machado, Bruno Motta e Natal. Ao final do treinamento, as equipes apresentaram os resultados obtidos e uma análise crítica dos dados, seguida de apresentação e comparação dos resultados pelos pesquisadores.

Segundo a gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Vanesca Sartorelli Medeiros, a avaliação final do conteúdo e formato do treinamento pelos participantes foi bastante positiva, mostrando que a escolha dos temas e a metodologia de trabalho aplicadas na capacitação foram acertadas. Além disso, ela também afirmou que a equipe se mostrou bastante motivada na realização das atividades, destacando-se a pontualidade, colaboração entre os integrantes das equipes, conhecimento de hidrologia e interesse dos participantes.


Confira a galeria de fotos aqui

Laryssa Oliveira Sales
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400
  • Imprimir

© Copyright CPRM 2016-2019. Todos os direitos reservados.