Segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Geoquímica ambiental é tema de artigo publicado no Journal

Artigo do JGSB aborda sobre a geoquímica na região de Santos
O pesquisador em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), Bruno de Oliveira Calado e o professor da Universidade de São Paulo (USP), Colombo Tassinari desenvolveram o artigo Geochemistry of the upper estuarine sediments of the Santos estuary, São Paulo, Brazil: provenance and anthropogenic pollution. Esse estudo teve como principal objetivo compreender a geoquímica dos sedimentos do estuário de Santos (SP) e as implicações para investigação da origem dos sedimentos e possíveis fontes de poluição industrial.

Segundo o artigo, as coletas foram realizadas nas margens dos rios Cubatão, Perequê, Mogi, Piaçaguera e Jurubatuba, principais afluentes do sistema estuarino de Santos. E a partir do que foi encontrado, os profissionais afirmam que as amostras de sedimentos mostram um entrecruzamento de areias médias, finas e muito finas, tanto na parte superior do estuário quanto nas unidades subordinadas que são derivadas de baixa energia em depósitos de pântanos e manguezais. Relativamente à poluição industrial, o artigo conclui que resíduos derivados de combustíveis fósseis, indústrias químicas e depósitos de resíduos industriais armazenados nas proximidades dos rios Mogi, Pereque e Cubatão são fontes potenciais de contaminação ambiental.

O Journal of the Geological Survey of Brazil (JGSB) compartilhou ao longo de 2020 diversos artigos produzidos pelos profissionais do SGB-CPRM e demais instituições, nos quais abordaram assuntos relacionados às geociências. Os estudos estão disponíveis no site do JGSB, tanto deste ano quanto dos anos anteriores.


Clique aqui par acessar o site do Journal.

Clique aqui para acessar o artigo!




Gabriella Rossi
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
gabriella.arraes@cprm.gov.br
asscom@cprm.com.br
  • Imprimir