Encontro entre Serviço Geológico do Brasil e Agência de Mineração do Estado do Tocantins visa parcerias nas áreas de geologia e mineração

Sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Encontro entre Serviço Geológico do Brasil e Agência de Mineração do Estado do Tocantins visa parcerias nas áreas de geologia e mineração

Objetivo é subsidiar políticas públicas e fomentar investimentos no estado do Tocantins


Da direita para a esquerda: Iago Costa, chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica do SGB; Anderson Dourado, assessor da DGM; Marco Antônio Martin da Silva, presidente da Ameto; Valdir Silveira, diretor da DGM; deputado federal Alexandre Guimarães e Kairo Bernardo, assessor de Relações Institucionais da Ameto

O diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Valdir Silveira, recebeu o presidente Marco Martin, da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) nesta quinta (14). O encontro teve, como objetivo, discutir parcerias entre as instituições.

De acordo com Valdir, está sendo construído um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para promover o desenvolvimento na área de geologia e mineração, com a finalidade de subsidiar políticas públicas e fomentar investimentos no estado. “Conversamos sobre parcerias entre o SGB e o governo de Tocantins e também aproveitamos para mostrar algumas ações atuais e futuras no estado como as ações de mapeamento geológico, levantamentos geoquímicos e, principalmente, os levantamentos aerogeofisicos”.

Também participaram da reunião Iago Costa, chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica do SGB; Anderson Dourado, assessor da DGM; deputado federal Alexandre Guimarães e Kairo Bernardo, assessor de Relações Institucionais da Ameto.

Atuação do SGB no Tocantins

O conhecimento geológico do território brasileiro constitui um instrumento indispensável para planejamento e execução das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável dos recursos minerais e, simultaneamente, é uma fonte de dados imprescindível para o conhecimento e a gestão do meio físico.

Nesse contexto, destacam-se alguns projetos realizados pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), no estado do Tocantins:

• Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Estado do Tocantins – O projeto integrou e consistiu na cartografia do estado, que será a base para o planejamento governamental e para a orientação do setor mineral. A partir das informações levantadas e reunidas, a população do estado terá um fundamento sólido para ações de exploração mineral, bem como de educação, turismo e desenvolvimento científico.

• Projeto Materiais de Construção Civil na Região Metropolitana de Palmas – O estudo forneceu panorama detalhado dos depósitos de calcário, areia, brita e argila nas proximidades da área mais populosa do estado. A principal finalidade do projeto é produzir e disponibilizar informações geológicas atualizadas, que permitam caracterizar e avaliar o potencial econômico desses bens minerais, além de indicar fontes geológicas, reservas, caracterização e potencialidades dos insumos, produção e processos produtivos.

• Atlas Aerogeofísico do Estado do Tocantins – Visa facilitar a gestão e o emprego dos dados, de acordo com as preferências e prioridades de cada gestor estadual e segundo as características geológicas e potencialidades minerais locais. A publicação reúne ainda dados de projetos aerogeofísicos realizados no estado, com técnicas de magnetometria, gamaespectrometria e gravimetria, contribuindo para ampliar o conhecimento geocientífico da região.

• Avaliação do Potencial de Agrominerais no Estado do Tocantins – Essa ação tem o objetivo de apresentar um inventário com os melhores alvos prospectivos para emprego em remineralização e correção de solos, em função da disponibilidade, composição química e mineralógica. Além disso, pode agregar valor econômico a passivos ambientais da mineração e contribuir para atender à demanda brasileira por insumos agrícolas, dentro de uma perspectiva brasileira de desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br





  • Imprimir