Congresso aborda a importância das Águas Subterrâneas para o Semiárido

Quarta-feira, 03 de agosto de 2022

Congresso aborda a importância das Águas Subterrâneas para o Semiárido

Frederico Peixinho, chefe do Departamento de Hidrologia do SGB-CPRM, explica a importância de pesquisas e gestão adequada de Águas Subterrâneas em municípios do Semiárido brasileiro

Debater a importância de pesquisas e gestão adequada de Águas Subterrâneas em municípios do Semiárido brasileiro. Este foi o objetivo de mais uma mesa redonda do XXII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, que acontece até a próxima sexta-feira (05), em São Paulo.

O pesquisador e chefe da Divisão de Hidrogeologia do Serviço Geológico do Brasil, João Diniz, foi o moderador das apresentações. Diniz atua na elaboração de mapas hidrogeológicos - incluindo o Mapa Hidrogeológico da América do Sul, que está em andamento.

Frederico Peixinho, chefe do Departamento de Hidrologia do SGB, foi destaque da Mesa, e traçou um panorama das regiões áridas e semiáridas no mundo, além da disponibilidade de recursos hídricos no Brasil.

Peixinho seguiu apresentando o plano que o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) desenvolveu para adoção de medidas estruturantes visando aumentar a oferta hídrica por fontes de água subterrânea no Semiárido nordestino. As ações deste plano se referem a: perfuração de poços nas bacias sedimentares, perfuração e revitalização de poços em rochas cristalinas, construção de barragens subterrâneas nas aluviões, estimulação de poços para aumento da produção, implantação de centrais de dessalinização, experimentos da perfuração inclinada e estudos na bacia do Urucuia/rio São Francisco.

De acordo com o pesquisador, “no total, são propostas mais de 400 intervenções, abrangendo todas as ações mencionadas, com um custo total de R$ 250 milhões, que, ainda que pareça à primeira vista um investimento muito elevado, se torna irrisório, quando comparado ao desperdício que se faz com o uso dos caminhões-pipa”.

David Teles Ferreira
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br
  • Imprimir