Sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Cartilhas mostram atuações do SGB alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

As cartilhas estão disponíveis para consulta no site do SGB-CPRM – 
http://www.cprm.gov.br/publique/Sobre/Objetivos-de-Desenvolvimento-Sustentavel----ODS-319
Em 2015, líderes mundiais se reuniram na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, e desenvolveram um plano de ação que concentra diretrizes para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que a população mundial alcance a paz e a prosperidade. A partir disso, foi criada a Agenda 2030 com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste sentido, o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) desenvolve, desde 2018, atividades que visam contribuir para alcance das metas por meio das práticas da empresa em suas áreas de atuação.

Neste ano, no mês de setembro, o SGB-CPRM aderiu ao Pacto Global das Nações Unidas, sendo uma iniciativa priorizada pela Presidência e consolidada por meio do Comitê Nacional de Pró-equidade. Para tornar pública as ações da empresa em relação aos ODS, a empresa disponibilizou para consulta on-line as 19 cartilhas que detalham as áreas de atuação do SGB-CPRM em relação às metas da ONU. As cartilhas estão divididas em três grupos dos setores das geociências e buscam mostrar de que forma o Serviço Geológico do Brasil contribui com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio de pesquisas e ações.

Pesquisadora em Geociências e coordenadora do grupo de trabalho dos ODS do SGB-CPRM, Patricia Jacques destaca que a disponibilização das cartilhas é uma contribuição para a missão da empresa, contribuindo para a qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável do Brasil. “Através de cada cartilha é possível conhecer melhor as áreas de atuação do SGB, inclusive os programas internos, e também o quanto as atividades podem estar conectadas com os ODS e contribuir para as metas, mesmo que indiretamente”, afirma Patrícia.

- Acesse aqui para saber mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)


- Confira aqui a reportagem sobre a adesão da SGB-CPRM ao Pacto Global das Nações Unidas



Gabriella Rossi
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM)
asscom@cprm.gov.br
  • Imprimir