Capacitação sobre Hidrogeologia é lançada em Congresso da Abas

Quarta-feira, 03 de agosto de 2022

Capacitação sobre Hidrogeologia é lançada em Congresso da Abas

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) lançou, nesta quarta-feira (03), o curso em Hidrogeologia Básica, cujo objetivo é traçar panoramas da hidrogeologia no Brasil, além de ser um importante instrumento no processo de geração e difusão do conhecimento hidrológico para especialistas da área - técnicos, engenheiros, geólogos, professores, alunos e pesquisadores.

A diretora de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Alice Castilho, apresentou a capacitação, que é baseada no livro ‘Hidrogeologia: Conceitos e Aplicações’ - publicação que é referência e um importante manual sobre Águas Subterrâneas.

Organizada pelo pesquisador Fernando Feitosa, com a colaboração de outros pesquisadores, a capacitação busca dar visibilidade à importância das águas subterrâneas para o desenvolvimento socioeconômico do País.

De acordo com Feitosa “no Brasil, a utilização dos recursos hídricos subterrâneos vem sendo feita, normalmente, sem o necessário conhecimento hidrogeológico, gerado por meio de estudos específicos ou mesmo básicos, o que impossibilita a elaboração de políticas públicas e projetos de natureza conservativa”, avaliou.

Dividido em sete módulos, o curso é composto por 39 aulas que abordam, por exemplo, o contexto histórico do uso de águas subterrâneas; águas subterrâneas em meios porosos e homogêneos; água subterrânea em zonas costeiras; conceitos básicos de monitoramento de águas subterrâneas; e problemas associados à explotação de aquíferos.

O conteúdo das aulas serão atualizados todas as segundas e sextas-feiras e disponibilizadas no canal do SGB-CPRM no Youtube

A aula de estreia já está disponível e a última está prevista para o dia 16 de dezembro.

Eduarda Vasconcelos
David Teles Ferreira
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br
  • Imprimir