Sexta-feira, 09 de março de 2018

CPRM apresenta no Canadá potencial mineral do Brasil para investimentos

 Evandro Klein, Antônio Carlos Bacelar Nunes, José Leonardo Andriotti, Lucia Travassos, Esteves Pedro Colnago em Toronto

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou do Brazilian Mining Day, que faz parte da programação do Internacional Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC), maior conferência mundial de captação de recursos para projetos minerais, que acontece entre os dias 4 e 7 de março, em Toronto.

Na abertura do evento, o ministro de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Henrique de Oliveira, afirmou que o Brasil apresenta grandes oportunidades para o desenvolvimento da mineração. Destacou que o governo federal está atuando para criar ambiente econômico e regulatório adequados para o desenvolvimento dos negócios e atração de investimentos.

Dyogo Oliveira citou avanços no setor, como a criação da Agência Nacional de Mineração. O ministro apresentou aos investidores dados que reforçam o cenário de crescimento econômico, recuperação do mercado de trabalho, redução da inflação e o crescimento do mercado de ações no Brasil, impulsionados pela perspectiva positiva para crescimento do PIB até 2020, e pelas reformas estruturais em andamento no país que visam equilíbrio fiscal.

O evento contou com a participação do diretor-presidente da CPRM, Esteves Pedro Colnago; do diretor de Geologia e Reursos Minerais, José Leonardo Andriotti; do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial Antônio Carlos Bacelar Nunes; do assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais, Evandro Klein e da chefe do Departamento de Geologia, Lucia Travassos da Rosa Costa.

Brazilian Mining Day - Evandro Klein, apresentou aos investidores palestra intitulada Potential of the Main Mining Districts of Brazil for Metals. Durante a apresentação Klein ressaltou a importância do Brasil como produtor e exportador de commodities minerais. O pesquisador destacou ainda o potencial mineral do país e o papel que o Serviço Geológico do Brasil desempenha para aumentar o conhecimento geológico do território brasileiro.

Klein mencionou investimentos maciços em geoquímica, levantamentos geofísicos aéreos, mapeamento geológico e estudos metalogenéticos realizados nos últimos anos pela CPRM, que possibilitaram identificar diversas áreas com potencial para investimentos e oportunidades de exploração.

“Estamos apresentando no PDAC produtos importantes para atração de novos investimentos em pesquisa, como o Atlas of Mineral Deposits and Selected Mineral Occurrences of Continental Brazil, que aponta as principais ocorrências minerais no país”, afirmou Klein.

A CPRM também participou do café da manhã promovido pelo Brazil Canada Chamber Commerce (BCCC), que contou com a presença do representante do Diretor da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, José Luiz Amarante e do Ministro Dyogo Henrique de Oliveira.

Estande Brasil no PDAC - No domingo, dia 4, a comitiva da CPRM, liderada pelo diretor-presidente Esteves Colnago participou da inauguração do estande do Brasil no PDAC. Promovido pela Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (Adimb), o espaço conta com a participação do governo brasileiro e busca apresentar aos investidores oportunidades de negócios no Brasil. Reúne investidores, profissionais e representantes governamentais em um ambiente de negócios e debates relacionados com exploração mineral e depósitos minerais.

A CPRM está apresentando aos investidores no PDAC quatro projetos com potencial mineral, que serão licitados pelo Programa de Parcerias de Investimento (PPI) lançado pelo Governo para estimular a atração de novos investimentos em diversos setores da economia, inclusive o setor de mineração. Entre as oportunidades de negócio estão os projetos Fosfato Miriri (PE-PB), Carvão de Candiota (RS), Cobre de Bom Jardim (GO) e Cobre, Chumbo e Zinco de Palmeirópolis (TO).

O Diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, José Leonardo Andriotti, destacou que a participação da equipe brasileira da CPRM no evento foi de grande importância para a Empresa, pois lá, dentre outras atividades, foram mantidos contatos visando à abertura de atividades conjuntas da CPRM com o SEGEMAR da Argentina e com a AMIRA da Austrália.

 Evandro Klein palestra no Brazilian Mining Day   Comitiva da CPRM no Brazilian Mining Day  Ministro de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Henrique de Oliveira, na inauguração do estande Brasil no PDAC 2018  Presidente da CPRM presente na inauguração do estande Brasil na PDAC 2018  PDAC reúne mais de 20 mil participantes de diversos países  Serviço Geológico da China, que possui projetos em parceria com a CPRM

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400

  • Imprimir

© Copyright CPRM 2016-2018. Todos os direitos reservados.