Atividade do SGBeduca desperta a curiosidade de jovens sobre a importância dos minerais no cotidiano da população

Quinta-feira, 21 de julho de 2022

Atividade do SGBeduca desperta a curiosidade de jovens sobre a importância dos minerais no cotidiano da população

Estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a história de minerais e rochas importantes para o desenvolvimento do estado de Rondônia
Despertar a curiosidade e o interesse dos estudantes para as Geociências. Com esse objetivo, a Residência de Porto Velho (REPO), do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), em parceria com o programa SGBEduca, contribuiu com ‘1ª Feira Cultural de História e Geografia de Rondônia’. A ação aconteceu em 09 de julho, na ‘Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral 4 de janeiro’. Na ocasião, foi apresentada a exposição ‘Ciclos econômicos dos minérios do estado de Rondônia’.

De acordo com Maiza Moreira Ribeiro, gerente de Infraestrutura Geocientífica da REPO, o estado de Rondônia possui grande geodiversidade, com ocorrências de minerais metálicos, como cassiterita, columbita-tantalita, manganês, wolframita e ouro, e também de minerais não-metálicos, como areia, argila e rochas para construção civil e ornamentais, além de gemas e água mineral. Segundo a gerente “a prática constituída da exposição de exemplares de rochas e minerais facilita a compreensão do conteúdo teórico sobre a temática abordada na Feira, despertando de maneira lúdica a curiosidade e o encantamento dos estudantes”, salientou.

Durante a exposição alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história de minerais e rochas nativas do Estado - além disso, puderam manipular os objetos. A ação despertou o interesse dos jovens, suscitando a discussão sobre as geociências e a importância dos bens minerais, não apenas para setores da economia, mas também para a vida cotidiana da população.

O professor de Geografia da EEEMTI 4 de Janeiro, Wilson, agradeceu a participação do SGB-CPRM na 1ª Feira Cultural de História e Geografia de Rondônia e reforçou que “com essa participação, o SGB-CPRM está cumprindo a sua função social, mostrando a importância dos minérios durante o processo de ocupação territorial do Estado, ampliando o conhecimento dos alunos sobre a história de Rondônia”, afirmou o professor.
  • Imprimir