Quinta-feira, 22 de abril de 2021

Serviço Geológico do Brasil transmite segundo Alerta de Cheias para Manaus no dia 30 de abril

Pesquisadores irão atualizar o prognóstico de cheia transmitido em 31 de março O tradicional Alerta de Cheias para Manaus, promovido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), terá sua segunda edição de 2021 na sexta-feira, 30 de abril. O alerta será transmitido pela TV CPRM no YouTube, às 10h pelo horário de Manaus e 11h pelo horário de Brasília.

Este segundo alerta atualiza o primeiro, transmitido em 31 de março, com um prognóstico mais preciso. A previsão em março era de que o rio Negro poderia atingir a cota máxima dentro do intervalo de 28,55m a 30,35m, com maior probabilidade para o valor médio de 29,45m no Porto de Manaus. Nesta quinta-feira (22), o rio se encontra em 28,54m. Neste ano, além do prognóstico para a cheia na capital do Amazonas, a previsão está sendo estendida para os municípios de Manacapuru-AM e Itacoatiara-AM.

O segundo alerta terá a participação da pesquisadora em Geociências Luna Gripp, responsável pelo Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) da Bacia do Amazonas Ocidental, de pesquisadores do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e de representantes dos órgãos de Defesa Civil do estado do Amazonas e da cidade de Manaus. Após a apresentação da previsão, os especialistas ficarão à disposição para perguntas, que poderão ser enviadas pelo próprio YouTube ao longo de toda a transmissão, ou previamente para o email alerta.amazonas@cprm.gov.br.

REDE HIDROMETEOROLÓGICA NACIONAL - Os Sistemas de Alerta Hidrológico implantados e operados pela CPRM tem o apoio da Agência Nacional de Água (ANA), por meio de aporte de recurso para operação das estações que compõem os Sistemas, as quais fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional. Das estações da RHN, mais de 200 estações de monitoramento são operadas pela unidade de Manaus em rios amazônicos.

Janis Morais
Bettina Gehm
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400
  • Imprimir