Sexta-feira, 23 de julho de 2021

Serviço Geológico do Brasil participa do maior evento brasileiro do setor nuclear


Na próxima terça-feira (27) terá início a Nuclear Trade & Technology Exchange (NT2E). O mesmo é coordenado pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN). O NT2E contará com mais de 50 palestrantes, mais de 20 painéis e palestras, 41 horas de conteúdo e 11 temas fundamentais para o futuro nuclear. O evento contará com as presenças do Diretor Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e diversos outros diretores e presidentes de organizações e empresas mundiais.

O Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) se faz presente no evento, sendo representado por Marcio Remédio, Diretor de Geologia e Recursos Minerais, e Roberto Kirchheim, Assessor da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial.

O Diretor Marcio Remédio participará do painel Mineração e Combustível na quinta-feira (29), na Sala 1, das 10h30 até 12h (Horário de Brasília). São quatro temas a serem abordados pele diretor e os outros três palestrantes. O principal deles é o Mercado Mundial de Urânio, que vem crescendo cada vez mais ao passo que mais empresas e países buscam novas matrizes energéticas alternativas. Além do mesmo, serão debatidos assuntos como a perspectiva para a produção de concentrado do mineral no Brasil, as pesquisas geológicas de depósitos do minério no país e o desafio com uma mineração com sustentabilidade, discutindo o caso de Santa Quitéria.

Por sua vez, Roberto Kirchheim será o moderador da mesa redonda Armazenamento de Combustível, que contará com os palestrantes Lucio Ferrari, superintendente de Engenharia de Projeto da Eletronuclear, e Richard Springman, vice-presidente da Holtec. Os temas da mesa serão o armazenamento de combustível irradiado, comissionamento e descomissionamento de sítios e a cadeia produtiva de combustível irradiado empobrecido.

A Nuclear Trade & Technology Exchange é considerada como o maior evento brasileiro do setor nuclear. A ABDAN tem como principal missão promover o desenvolvimento e aplicação da tecnologia nuclear no Brasil, defendendo os interesses comuns às empresas que integram as cadeias produtivas de base nuclear e promovendo ações para o fortalecimento do ambiente de negócios e das condições de competitividade sistêmicas, setoriais e regulatórias, no mercado interno e ao nível internacional.

Se interessou pelo evento? Se inscreva de forma gratuita através do site
Quer saber mais sobre a programação e os palestrantes? Confira também no site da NT2E

Yuri Murta
Assessoria de Comunicação (ASSCOM)

Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM)

yurimurta@cprm.gov.br

asscom@cprm.gov.br

  • Imprimir