Serviço Geológico do Brasil capacita militares do Corpo de Bombeiros de MG

Sexta-feira, 04 de novembro de 2022

Serviço Geológico do Brasil capacita militares do Corpo de Bombeiros de MG

Oficiais Bombeiros durante a apresentação sobre conceitos fundamentais, processos de movimentos de massa e o Projeto de Setorização de Áreas de Risco Geológico.

Com o objetivo de apresentar conceitos fundamentais relacionados aos mapeamentos do Risco Geológico, Perigo e Suscetibilidade, além de Processos de Movimentos de Massa, O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), realizou o curso Condensado de Percepção do Risco Geológico com Foco em Atendimentos Emergências. A ação fez parte do Curso de Proteção e Defesa Civil 2022 (CPDEC/2022) da Academia de Bombeiros Militar (ABM). O evento aconteceu na Academia de Bombeiros, em Belo Horizonte - MG, nos dias 13 e 14 de outubro.

O pesquisador em Geociências que atua na Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional de Belo Horizonte (SUREG-BH), Heródoto Góes palestrou no evento. Heródoto apresentou a metodologia do Mapeamento do Risco Geológico, em que abordou conceitos, técnicas e evidências observadas em campo - com ênfase no reconhecimento dos potencializadores naturais e antrópicos do risco.

Foram utilizadas fotos e vídeos para apresentar os principais tipos de processos geológicos que podem ocorrer nos mais variados ambientes do Brasil, e que geram danos físicos, prejuízos econômicos e perdas de vidas.


O geólogo Heródoto Góes do SGB-CPRM durante as apresentações do dia 13 para os Sargentos Bombeiros.

Além da parte teórica, foi realizada uma visita de campo a uma área de risco situada no Aglomerado da Serra (BH). A atividade contou com o acompanhamento da Defesa Civil Municipal, além da participação do geólogo Cristiano Vasconcelos Freitas, pesquisador em Geociências do SGB-CPRM, e da aluna de graduação do curso de Geologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e estagiária no Setor de Risco Geológico do SGB-CPRM, Mira Coeli Ribeiro Gomes.

Durante a vistoria foram identificadas feições, tanto nas edificações quanto nos terrenos. Segundo os pesquisadores, as irregularidades devem ser observadas e caracterizadas para a identificação dos tipos de processos que estão ocorrendo e o grau de risco a ser definido.


Durante a atividade de campo o Geólogo Cristiano V. Freitas mostrou várias características geológico-geotécnicas que podem ser observadas no local, no solo e nas rochas identificadas.

Atividade de campo no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, acompanhada pelo Pesquisador em Geociências Cristiano Vasconcelos Freitas da SUREG-BH.

A parceria entre o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e o Serviço Geológico do Brasil vem se estreitando e se consolidado ao longo dos anos, com inúmeras atividades já realizadas em conjunto, tanto na atuação em desastres quanto nos cursos e treinamentos ofertados e que envolvem membros das duas instituições.

O treinamento teve duração de 8h e qualificou, no total, 41 sargentos e oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Mayara Ferreira
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir